JornalCana

Conheça três ganhos obtidos com a otimização da fermentação

Quem revela é o gerente industrial da Cerradinho Bio

Walter Di Mastrogirolamo foi eleito no MasterCana Centro-Sul 2019 na categoria Profissional do Ano – Bioenergia

No processo de fermentação muitos fatores exercem influência. A princípio, alguns deles são: a qualidade do substrato; a temperatura de processo; o pH; a oxigenação; o teor alcoólico; os aditivos químicos; a contaminação microbiana; a floculação celular; o tipo de processo fermentativo, entre outros.

SAIBA MAIS > Baixo consumo de etanol cria oportunidade para usinas fabricarem novos produtos

Nesse sentido, a fermentação é uma etapa que requer atenção especial, pois sua eficiência é determinante para a produção de etanol. Ao passo que, otimizar a fermentação tornou-se um dos princípios básicos desse processo. Portanto, de acordo com o gerente industrial da Cerradinho Bio, Walter Di Mastrogirolamo, otimizar a fermentação redundará em três ganhos:  

1. Redução de custos industriais

Acima de tudo, em tempos de crise como o que está vigente graças a pandemia do Covid-19, as usinas são obrigadas a reduzir seus custos nos mínimos detalhes. De maneira que observar as lacunas de seus processos industriais — dos quais a fermentação é um dos mais relevantes — é de suma importância para os gestores da área industrial.

2. Estabilidade industrial

De igual modo, otimizar o processo de fermentação também trará à unidade produtora uma estabilidade industrial, o que é fundamental para contribuir na qualidade final dos subprodutos derivados do processamento da cana-de-açúcar, como é o caso do etanol.

3. Maior margem de lucratividade para a usina

Por fim, a otimização do processo fermentativo — observando seus princípios — irá gerar maior margem de lucratividade para a usina. O que é fundamental para manter e potencializar a competitividade da companhia no mercado sucroenergético.

Detalhes serão apresentados ao vivo

O gerente industrial da Cerradinho Bio, Walter Di Mastrogirolamo, irá explicar esses três tipos de ganhos em detalhes baseados em sua experiência de otimização do processo de fermentação da Cerradinho Bio durante o Webinar Usinas de Alta Performance: Processos, Fermentação e Produção de Etanol,  que acontece amanhã (24/6).

O evento será transmitido ao vivo e gratuitamente,  às 18h30 no horário de Brasília. Os debatedores abordarão detalhes sobre aplicações que tem rendido à usinas redução de custos e aumento na performance industrial. Além de Walter Di Mastrogirolamo, gerente industrial da Cerradinho Bio, um time de alto nível compõe a grade.

São eles: Julio César Merenda Catardo, gerente de produção da Usina Cevasa; Marcos Lages, gerente industrial corporativo da SJC Bienergia; Thales Velho Barreto, diretor da Velho Barreto Consultoria e terá como moderador, o jornalista e presidente da ProCana Brasil, Josias Messias. Na pauta, aplicações e indicadores sobre, processos; tratamento de caldo; filtragem; fermentação; destilação e desidratação.

Participantes terão vídeo-aula bônus gratuita
Jaime Finguerut

Mas o conteúdo de alta qualidade não para por ai. Todos os participantes inscritos no webinar receberão um link para assistir uma vídeo-aula bônus gratuita com um dos especialistas mais gabaritados do setor. Trata-se do professor Jaime Fingerut que apresentará no dia 25 de junho uma video-aula preparada exclusivamente para o JornalCana com o tema: “Rendimento de Fermentação de cana/milho: Como medir e reduzir perdas e custos”.

Patrocínio

Este Webinar é um oferecimento das empresas:

  • Química Real — Fermentando com alta eficiência.
  • Viesser Consultoria & Treinamentos — Tudo sobre a indústria sucroenergética!
  •  S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas.
Inscrições

Para assistir o webinar Ao Vivo e garantir a vídeo-aula bônus é necessário fazer a inscrição.

Para se inscrever, clique AQUI.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram