JornalCana

Confira as dicas da Cerradinho Bio para obter alta produtividade no canavial

Quem conta é o Supervisor de Planejamento e Controle Agrícola, Luiz Almeida

Cerradinho Bio possui um dos principais cases de alta produtividade no canavial

A Cerradinho Bio tem um excelente case de alta produtividade no canavial. Os resultados derivam, antes de tudo, de um planejamento plurianual bem definido todos os anos. Bem como de oportunidades extras encontradas pela gestão agrícola. De acordo com o supervisor de planejamento e controle agrícola, Luiz Almeida é preciso uma boa visão sobre qual é o portfólio de terras e o ambiente disponível para trabalhar ao longo do tempo. Além disso,  qual será a proporção de volume de cana em cada corte. “A partir disso adotamos as estratégias específicas para cada ano. Fazendo com que cada ambiente e cada corte tenha seu máximo potencial produtivo”, explica Almeida. Nesse sentido, ele elenca três premissas importantes.

SAIBA MAIS > Por que a Usina Guaíra sempre obtém alta produtividade no canavial
Elevar o potencial produtivo no primeiro corte
Luiz Fernando Almeida, o cérebro do planejamento agrícola da Cerradinho Bio

“Não pulamos etapas. Fazemos um preparo de solo muito bem feito. Isso, com uma rotação de cultura – adubação verde – antecedendo a entrada da cana-de-açúcar. Frequentemente usando clotalária, mileto ou soja e só depois entramos com cana-de-açúcar”, exemplifica Almeida. Nesse ínterim, ele informa que só não segue esse modelo se for alguma área de expansão sobre soja. “É muito difícil que isso aconteça – até porque estamos numa região de grande produção de grãos, onde não conseguimos pegar esse tipo de ambiente para expansão. Normalmente são as aérea de areia. Portanto, fazemos essa construção de fertilidade e perfil solo para depois entrar com a cana. Isso eleva o potencial produtivo no primeiro corte”, destaca.

Manter a estabilidade de produtividade dos cortes ao longo do tempo

A segunda premissa pontuada para obter alta produtividade no canavial é a de manter a estabilidade de produtividade dos cortes. Isso através da mecanização, fazendo uso de agricultura de precisão e controle de trafego. Assim é possível garantir que a mecanização não provoque nenhuma perda de qualidade do solo e não tire muita soqueira, mantendo o estande ao longo dos cortes”, define Almeida. Segundo ele essa ação faz com que se obtenha uma quantidade maior dos colmos por hectare ao longo dos anos. “Com isso conseguimos manter a produtividade elevada ao longo do tempo”, garante.

Fazer uso de um mix nutricional

Da mesma forma, Almeida destaca a que a Cerradinho Bio faz uma adubação pesada para obter alta produtividade no canavial. “Trabalhamos com um quantidade boa de estoque no solo mais uma reposição considerável para manter esse solo abastecido. Ao passo que, justamente em um ano como esse de agora, com a pandemia, passamos por esse crise com um bom estoque no solo. Além disso, aplicamos um mix entre adubação orgânica e adubação mineral. Esse modelo de adubação é ideal nesses casos, onde precisamos de uma adubação lenta ao longo do tempo”, conclui Almeida.

O Supervisor de Planejamento e Controle Agrícola, Luiz Almeida, da Cerradinho Bio revelou detalhes – e números expressivos – sobre o case de alta produtividade no canavial do grupo. Além dele, estiveram presentes em evento online, Daine Frangiosi, produtor rural e diretor presidente da CanaCampo; Gustavo Villa Gomes, diretor agrícola da Usina Guaíra e Hermes Arantes, diretor agrícola da Bevap Bioenergia.

Conheça todos esses conceitos em detalhes

Esses quatro especialistas apresentaram todos esses conceitos, muito bem detalhes durante o Webinar JornalCana – Usina de Alta Performance Agrícola. Assista abaixo na íntegra a apresentação dos cases apresentados.

Este Webinar contou com o patrocínio das empresas:

HB Saúde — Humanização e Tecnologia em Saúde

Telog — Soluções logísticas integradas!

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram