JornalCana

Conceito de TPM maximiza a disponibilidade industrial da Usina Lins

Quem garante é André Teixeira, gerente de divisão industrial

Usina Lins, onde o conceito de TPM maximiza a manutenção industrial

O programa de manutenção produtiva total (TPM) é um método focado na disponibilidade e produtividade do ativo. A princípio seu o objetivo é atingir a máxima eficiência dos sistemas de produção. E ao mesmo tempo ampliar o ciclo de vida de máquinas e equipamentos da usina de cana, proporcionando uma gestão de ativos eficiente. É o que está acontecendo na Usina Lins, onde o conceito de TPM maximiza a disponibilidade industrial da unidade produtora.

DESTAQUE > Usina poupou 350 mil reais com o economizador da caldeira 

Para tanto, estabeleceu-se padrões de classificação do conjunto de ativos da empresa de acordo com sua criticidade, a fim de garantir que a manutenção seja planejada e programada. “É um programa robusto. Não é fácil implementar, mas estamos aprendendo para dar sustentação à própria operação, define André Teixeira, gerente de divisão industrial da Usina Lins.

SAIBA MAIS > Atuação matricial na gestão da manutenção aumenta eficiência industrial

De acordo com ele é uma tecnologia famosa, de origem japonesa. O conceito de que a TPM maximiza a disponibilidade industrial já está em uso no Brasil, em uma série de fábricas, mas em poucas usinas. “O nosso desafio foi entrar um pouco nessa trilha, como fizeram algumas usinas brasileiras”, conta Teixeira.

Gerente Potencial de ganhos obtidos sobre como a TPM maximiza a disponibilidade industrial
Teixeira, da Usina Lins

O gerente de divisão industrial da Usina Lins, oferece mais detalhes sobre como a TPM maximiza a disponibilidade industrial . “A disponibilidade industrial é de 1% no ano um. Mas nosso projeto é para três anos. Nisso, em três anos queremos buscar eficiência de 99%. Sendo que no ano 1, em relação ao ano de 2019, pretendemos suportar nosso ganho de disponibilidade industrial em 1%. E até 2% em três anos. Trabalhando com o desafio de buscar até 99%”, anuncia.

“Temos o nosso programa de manutenção. Temos vários conceitos de TPM também, mas a gente estruturou o programa muito focado em práticas de manutenção de classe mundial, que praticamente andam juntas. Falarei sobre tudo isso amanhã”, antecipa o gerente de divisão industrial da Usina Lins. Teixeira ofereceu mais detalhes durante o Webinar JornalCana – Maximização da Gestão de Ativos e Manutenção Industrial.

Confira na íntegra:

Este webinar contou com o patrocínio das empresas:

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram