JornalCana

Como aumentar a capacidade de secagem de levedura sem uma torre nova?

Tecnologia permite obter alta concentração, total termólise e desalcoolização econômica e eficiente de leveduras

Os evaporadores tubulares convencionais (contínuos ou em bateladas) com circulação forçada e filme ascendente ou descendente, comumente utilizados, têm sucesso com uma variedade de materiais. Porém, eles não são eficazes para líquidos sensíveis ao calor, viscosos, incrustantes, com presença de sólidos e com alto ponto de ebulição, como é o caso da levedura.

Esses tipos de evaporadores costumam gerar alguns problemas operacionais como a degradação das proteínas, devido ao longo tempo de residência, incrustação da superfície de transferência de calor, entupimento ou obstrução dos tubos, baixo coeficiente de transferência de calor e perda de carga devido à alta viscosidade.

No entanto, existe uma tecnologia que permite obter alta concentração, total termólise e desalcoolização econômica e eficiente de leveduras. E ainda eliminar os inconvenientes ao longo do processo mencionados anteriormente.

A tecnologia de película pulverizada foi desenvolvida para uso com os produtos mais difíceis de manusear e tem sido usada com êxito. Consiste, basicamente, em um processo que separa rapidamente os componentes voláteis dos menos voláteis, usando transferência de calor indireta e pulverização com agitação do filme de levedura sob condições controladas.

LEIA MAIS > O que pensar sobre as perspectivas de produção, precificação e de capitalização das usinas

A separação é feita a vácuo para maximizar o delta de temperatura, mantendo a temperatura do produto mais baixa para evitar a degradação da proteína e promovendo a recuperação do álcool.

Dessa forma, os componentes voláteis evaporam rapidamente. Os vapores são enviados para condensação no multijato. O creme concentrado é descarregado na saída inferior para recirculação e parte é enviada para o processo posterior. A limpeza contínua pelo líquido pulverizado evita a incrustação da parede térmica onde o produto está mais concentrado.

A combinação de curto tempo de residência, alta turbulência e rápida reposição do filme de levedura permite que o equipamento processe com sucesso produtos sensíveis ao calor, viscosos, com presença de espuma, sólidos e incrustantes.

Instalação do evaporador de película pulverizada AutoJet®, o STFE (Sprayed Thin Film Evaporator).

LEIA MAIS > Irrigação por gotejamento permite mapeamento de aumento de produtividade em canaviais

Os principais diferenciais dessa tecnologia são:

  • Autolimpante: não necessita de paradas frequentes. Por ser autolimpante, as paredes térmicas estão sempre isentas de incrustações.
  • Menor gasto energético: utiliza o vinho centrifugado da indústria como meio condensante e absorvedor do álcool contido e recuperado da levedura, evitando gastos energéticos desnecessários em processamento posterior.
  • Produtividade: realiza simultaneamente a concentração de leveduras com retirada de água, termólise e recuperação de todo o álcool contido no creme.
  • Qualidade do produto processado: sem alterações do teor nutritivo e características palatabilizantes.
  • Reaproveitamento: o calor utilizado para evaporação é reaproveitado na coluna de destilação de álcool.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram