JornalCana

Como a Tereos está superando os desafios agroindustriais da safra

Raul Guaragna, diretor agroindustrial do grupo conta mais detalhes

Armazém da Tereos na unidade Tanabi: Grupo é um dos modelos mais relevantes de superação neste momento de crise

Em tempo normais performar bem em uma safra é um desafio que precisa ser superado a cada ano. Mas a pandemia da Covid-19 trouxe novos empecilhos para as usinas de cana. No entanto, a Tereos é um dos modelos mais relevantes de superação neste momento de crise. Primeiramente, porque vem se destacando no combate e prevenção do novo coronavírus. Além disso, a Tereos também avança para superar os desafios agroindustriais da safra 2020/21. O grupo investe em inovações que podem sustentar a programação estipulada, manter a competitividades de suas usinas e superar resultados.

DESTAQUE > Como a Usina São Domingos bateu o recorde histórico de produção de açúcar

Nesse sentido, podemos destacar ações recentes. A companhia investiu mais de R$ 1,3 milhão em projetos de gestão de águas. O Projeto G.O.T.A – Gerenciamento, Otimização e Tratamento de Água visa reduzir e reutilizar a água de seus processos industriais. Além da econômica gerada, o G.O.T.A possibilita a diminuição da captação do recurso dos rios e poços e retorno da água à natureza livre de qualquer impureza. 

SAIBA MAIS > Gestor da Usacucar lista 3 desafios além do comum à safra 2020/21

Ao passo que com o projeto o grupo deve utilizar 0,50 metros cúbicos (m³) de água por tonelada de cana processada até 2024. Bem como, a Tereos será a pioneira na gestão dos recursos hídricos de forma digital, atuando em pilares da sustentabilidade e pensando nas gerações futuras.

Tereos aposta em tecnologia para aumentar produtividade
Biofábrica de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar

De igual modo outro investimento recente que merece destaque é de sua biofábrica de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar. Um dos novos projetos da Tereos para aumentar a sua produtividade agrícola na safra 2020/21. Localizada na unidade industrial de Guaíra/SP, a instalação acelera a multiplicação de cerca de 10 novas variedades de cana-de-açúcar.

De acordo com a direção do grupo a biofábrica é considerada a maior do setor com 24 mil metros quadrados de estufa, além de uma grande área para futura expansão. Juntamente com isso, entre a última safra e a atual, a empresa incrementou seu plantio em área destinada às mudas pré-brotadas em 50%. Contudo, não são apenas investimentos que garantem a boa performance do grupo, mas também questões estratégicas relacionadas a gestão.

Raul Guaragna é o diretor agroindustrial da Tereos

Dono de um dos currículos mais bem gabaritados do setor, Raul Guaragna é o diretor agroindustrial da Tereos e um dos principais responsáveis pela eficiência na gestão do grupo. Ele compartilhará mais detalhes sobre como superar os desafios agroindustriais e performar bem no restante da safra 2020/21 durante evento online que reunirá um time de peso da alta gestão das usinas.

Participantes da alta gestão de usinas elaboram soluções para os desafios da safra

Os diretores estarão reunidos hoje, 5 de agosto, às 19h para mais um webinar da série Quarta Estratégica JornalCana. Trata-se do 1º Encontro Alta Gestão de Usinas que pretende debater e encontrar soluções para os desafios da safra. Estarão presentes no evento online Luiz Antônio Magazoni, diretor industrial da Usina São Domingos; Julimar Clemente de Souza, diretor de operações agroindustriais no Grupo Usacucar (Usina Santa Terezinha-PR); Joel Soares, diretor de operações da Jalles Machado e Raul Guaragna, diretor agroindustrial da Tereos. Quem apresenta o evento é o jornalista e diretor da ProCana Brasil, Josias Messias.

Os interessados em assistir ao vivo e receber certificado de participação devem se inscrever através do link: www.jornalcana.com.br/webinar

Este Webinar conta com o patrocínio das empresas:

HB Saúde — Humanização e Tecnologia em Saúde

Telog — Soluções logísticas integradas!

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram