JornalCana

Com mudança nas regras, setor poderá gerar oferta adicional de 10 MW de energia em 2014

Elizabeth-Farina_photo
Se houver uma alteração do limite de injeção de energia de 30 megawatts para 50 megawatts, com direito a desconto na tarifa de uso na rede, o setor sucroenergético poderia gerar oferta adicional de 100 megawatts médio já na próxima safra. Essa foi a conclusão da presidente da Unica, Elizabeth Farina, durante o seminário “1º de abril: dia da verdade sobre a bioeletricidade”, realizado ontem, dia 1 de abril, em Brasília.

Segundo cálculos da Unica, isso implicaria em um aumento de 6% na oferta de energia na safra 2014/15, em relação a safra anterior.

Durante sua apresentação, Farina apontou alguns fatores importantes para o avanço da bioeletricidade no país. A necessidade de realização de leilões regulares por fontes e regionais para aproveitar as particularidades de cada local e preços remuneradores que reconheçam as externalidades e vantagens de cada fonte. “Com ações que contribuam para viabilizar retrofits e para o aproveitamento da palha, será possível atrair novas usinas exportadoras, pois apenas 40% delas exportam energia. Dessa forma, seria possível melhorar a competitividade do etanol e as condições para a energia”, conclui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram