JornalCana

Com mercado aquecido, usinas contratam mecânicos agrícolas recém-formados

Profissionais se formaram após curso gratuito de capacitação e já começaram a trabalhar

O ano de 2021 começou com o pé direito para trabalhadores agrícolas. Os profissionais que concluíram o curso gratuito de capacitação para mecânico de máquinas agrícolas, no âmbito do projeto Engrenando Sua Carreira, promovido pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e Senai, já comemoram as suas contratações pela usina, dando início a novas trajetórias profissionais.

O curso formou uma turma de 10 trabalhadores de forma totalmente gratuita, no intuito de preparar candidatos para ingressar no mercado de trabalho, suprindo a demanda por mão-de-obra.

O senhor Carlos Alberto Carneiro de 53 anos, foi um dos alunos que se formou no curso. Após o término das aulas, ele já assinou o seu contrato com a CMAA, onde trabalha agora como mecânico de máquinas agrícolas.  “Sem dúvida, foi um curso muito proveitoso. A equipe da usina e do Senai é muito boa e nos preparou para atuar na nossa área. Só tenho elogios a fazer!”, comemora.

LEIA MAIS > Bolsonaro sanciona lei que prevê pagamento por serviços ambientais

Desde o início do projeto, o superintendente de Manutenção Automotiva, Alexandre de Oliveira Garcia, ressaltou o engajamento e dedicação dos alunos.  “É um grupo muito focado nos seus objetivos, muito empenhados em aprender o máximo possível. É uma satisfação muito grande poder contribuir para o futuro destes profissionais”, comenta.

Um dos tutores do curso foi Flávio Bispo de Sousa. Para ele, os 10 participantes do curso souberam aproveitar da melhor forma a oportunidade de capacitação. “É visível o quanto eles são esforçados para deslanchar na carreira, e é sempre muito positivo ver uma oportunidade como esta sendo oferecida para quem procura o seu espaço no mercado de trabalho”, avalia Flávio.

Estratégia. O curso foi idealizado no início de 2020 pela CMAA após a constatação de déficit de mão de obra no mercado. “É uma oportunidade muito valiosa para todos os envolvidos. Por um lado, contribuímos para o desenvolvimento profissional de pessoas engajadas, dedicadas a fazer um bom trabalho e a aprender. Por outro, o setor também sai ganhando – neste momento de avanço tecnológico rápido, as empresas precisam de profissionais qualificados”, destaca o CFO e DRI da CMAA, Jeferson Degaspardi.

O gerente corporativo de Recursos Humanos da usina, Cláudio Fidêncio, reforça a importância dessa iniciativa que deverá ser reaplicada em 2021 para outras áreas. “Hoje, o mercado requer um profissional capaz de se adaptar e disposto a aprender constantemente. É isso que as empresas procuram. Cursos como este vão ao encontro das necessidades, tanto do setor agrícola, quanto dos trabalhadores em busca de novas oportunidades”, comenta.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram