JornalCana

Com engenhosidade, usina de cana encontra formas de evitar descarte de água

Analista de gestão de melhorias conta os detalhes

Usina reduziu significativamente descarte de água na indústria

Com a consciência de que a otimização do consumo hídrico da usina de cana é essencial para a sustentabilidade, o analista de gestão de melhorias da Usina Pitangueiras, Welington Ribeiro, juntamente com sua equipe e outros colaboradores encontraram, com engenhosidade, formas de diminuir o descarte de água em seus processos industriais. O analista conta os detalhes.

LEIA MAIS > Déficit hídrico: como as usinas de cana podem otimizar consumo de água no campo e indústria

“Fizemos um Kaizen sobre consumo, captação e descarte de água que nos levou a buscar melhorarias para o processo. Uma delas foi em relação à espuma no caldo. Utilizamos muita água para lavar o chão, o que gerava um alto índice de espuma na área da moenda. Com essa melhoria, conseguimos retornar o caldo e agora utilizamos menos água”, informa Ribeiro. O profissional conta que o reservatório que acumulava essa água [com caldo] agora fica vazio. 

Além disso, houve diminuição no descarte das sobras da caixa – há na usina dois reservatórios de água que alimentam a embebição da moenda – e o contra fluxo na área de destilaria/fermentação também diminuiu. “Os colaboradores tinham que fazer o contra fluxo uma vez por turno o que gerava um grande descarte de água, que tem como consequência mais captação”, explica Ribeiro. Agora, segundo ele uma modificação impede que aconteça esse excesso de descarte.

Ribeiro, apresentará todos os detalhes e outras informações nesta quarta-feira11/8às 19h, durante o painel  DÉFICIT HÍDRICO – Como as Usinas estão Otimizando o Consumo de Água no Campo e na Indústria. O evento online já tem as presenças confirmadas de:

André Borges, gerente agrícola da Usina Seresta- Alagoas
Edson Rocha, Vice Presidente e Diretor Operacional America do Sul, Spraying Systems Co
Olívia Merlin, gerente de qualidade em meio ambiente da Usina Lins
Welington Ribeiro, analista de gestão de melhorias da Usina Pitangueiras

Como participar

Inscreva-se gratuitamente: https://jornalcana.com.br/webinar

Patrocínio:
  • Autojet from Spraying Systems – Aumentando a produtividade e lucratividade das usinas
  • AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!
  • Netafim – Pioneira e líder mundial em irrigação localizada, oferece solução de gotejamento subterrâneo ao seu canavial proporcionando mais produtividade e longevidade com uso eficiente da água e insumos agrícolas. Produza mais com menos.
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram