JornalCana

Clube de SP é o primeiro consumidor a receber Selo Energia Verde da UNICA

83 usinas de biomassa de cana e 16 comercializadoras de energia elétrica já tem o certificado

O Clube Paineiras do Morumby, localizado em São Paulo, é o primeiro consumidor no mercado livre de energia a receber, em 2020, o Selo Energia Verde. Criado em 2015, o programa é emitido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), no âmbito do Programa de Certificação da Bioeletricidade, idealizado pela UNICA, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

De acordo com Zilmar Souza, gerente de Bioeletricidade da UNICA, o clube recebeu o Selo porque adquire energia elétrica no mercado livre através de comercializadora de energia também certificada pela UNICA e associada à Abraceel.

“A comercializadora que vendeu energia para o Clube Paineiras do Morumby foi a Delta Comercializadora de Energia. A comercializadora Delta está certificada, desde junho deste ano, por adquirir bioeletricidade de usinas sucroenergéticas em contratos com duração mínima de 6 meses e volume mínimo de 0,3 MW médio/ano, além de cumprir outros requisitos exigidos pelo Programa de Certificação da Bioeletricidade”, explicou.

Souza, da UNICA

Segundo Souza, até o momento, 83 usinas de biomassa de cana, 16 comercializadoras de energia elétrica e, agora, um consumidor no mercado livre já receberam o Certificado e o Selo Energia Verde emitidos pela UNICA.

Ao longo de 2020, de acordo com a UNICA, as 83 usinas certificadas devem produzir quase 20 mil GWh, sendo 64% serão ofertados ao Sistema Interligado Nacional e 36% destinados ao autoconsumo das unidades sucroenergéticas.

LEIA MAIS > Produção de bioeletricidade sucroenergética tem crescimento de 13%

Essa geração anual renovável pelas usinas que fazem parte do Programa é equivalente à metade da geração anual da Usina Belo Monte ou a 25% da produção de energia do ano passado de Itaipu.

Do lado do consumo, esses 20 mil GWh são equivalentes a 12% do consumo anual industrial de energia elétrica no Brasil ou a metade do consumo anual das residências no Estado de São Paulo, além de evitar a emissão estimada de quase 7 milhões de toneladas de CO2, marca que somente seria atingida com o cultivo de 46 milhões de árvores nativas durante 20 anos.

O gerente da UNICA explica que consumidores no mercado livre de energia elétrica também podem obter sem custo o Selo Energia Verde, desde que comprem energia de comercializadoras detentoras do Selo Energia Verde ou diretamente das usinas certificadas, e se enquadrem nas Diretrizes Gerais do Programa.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram