JornalCana

Clima prejudica safra de cana e produtores do noroeste paulista devem colher menos

Antônio Rodrigues Filho planta cana em Monte Aprazível (SP) e deve colher 49 mil toneladas, volume inferior às 55 mil toneladas previstas anteriormente.

A colheita já está em fase final e, para diminuir as perdas causadas pelo calor e pela estiagem, ela está sendo antecipada. O tempo seco fez com que as plantas não se desenvolvessem como deveriam.

Para o produtor, a redução de 10% a 15% é muito grande e será difícil de recuperar, principalmente porque os canaviais estão envelhecendo. Além do clima, as plantações também sofreram com doenças. Em algumas áreas, a colheita que deveria ir até o fim de novembro vai terminar em outubro.

Juraci Antônio Pereira tem 200 hectares plantados em Nhandeara (SP). Ele calcula que terá uma perda de 12% a 14% e, com isso, os investimentos para a próxima safra também serão prejudicados.

Na região de Monte Aprazível são cerca de 300 produtores de cana e a expectativa era colher nesta safra 2,3 milhões de toneladas, mas o resultado não deve passar de 2 milhões. Isso significa 20% a menos que na última safra.

Fonte: G1

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram