JornalCana

Certificado Energia Verde já foi emitido para 39 usinas

Usinas devem produzir 8 mil GWh de bioeletricidade em 2022

Em fevereiro, a usina Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense, do Grupo São Martinho, foi a 39ª a receber o Certificado Energia Verde reconhecendo sua geração de energia elétrica renovável, a partir da biomassa da cana-de-açúcar, além de cumprir determinados requisitos de eficiência energética nessa produção.

A iniciativa faz parte do Programa de Certificação da Bioeletricidade Energia Verde, criado em 2015 pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (UNICA), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).

De acordo com Zilmar Souza, gerente de Bioeletricidade da UNICA, o Programa de Certificação é o primeiro do mundo focado na produção de energia estritamente a partir da biomassa da cana-de-açúcar, fornecendo o Certificado Energia Verde às geradoras e o Selo Energia Verde a consumidores e comercializadoras de energia elétrica.

“O Selo Energia Verde pode ser solicitado e concedido a consumidores no mercado livre e comercializadoras e que adquiram bioeletricidade de usinas detentoras do Certificado Energia Verde, sempre sem custo financeiro, desde que atendam aos critérios estabelecidos nas Diretrizes Gerais do Programa. O Programa tem renovação anual e tem como objetivos principais oferecer ao mercado livre a possibilidade de mostrar preocupação com o consumo responsável, ao mesmo tempo em que estimula a expansão da bioeletricidade e do próprio mercado livre”, comenta Souza.

LEIA MAIS > Usinas do Nordeste querem consolidar biogás e biometano no Brasil
Zilmar de Souza

Além da usina Santa Cruz, já foram certificadas unidades sucroenergéticas dos seguintes grupos econômicos: Cofco International Brasil, Viterra Bioenergia, Adecoagro, Viralcool, Pitangueiras, Nardini, Cerradinho, S. Manoel, Grupo Balbo, São Martinho, Diana, Pedra Agroindustrial, Atvos e Lins Agroindustrial.

Em 2022, as 39 unidades detentoras do Certificado Energia Verde devem produzir quase 8 mil GWh, sendo 68% exportados para a rede e o restante (32%) destinado ao autoconsumo das usinas sucroenergéticas.

Segundo Zilmar, trata-se de uma geração equivalente a atender mais de 4 milhões de unidades consumidoras residenciais e evitar a emissão estimada de quase 3 milhões tCO2, marca que somente seria atingida com o cultivo de 19,5 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

Conheça as unidades produtoras de energia a partir da cana-de-açúcar que já receberam o Selo Energia Verde em 2022. 

2022-LISTA DE AGENTES COM CERTIFICADO E SELO

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram