JornalCana

CBio abre novo mercado para a agroindústria da cana

Costa, do Ministério de Minas e Energia: CBio irá incentivar o setor produtivo (Foto: Divulgação)

A agroindústria da cana-de-açúcar vai se beneficiar com o considerado novo mercado de etanol. O inicio do programa RenovaBio, previsto para 2020, abre a oportunidade de comercialização do CBio, um crédito de descarbonização que vai funcionar como ativo financeiro, beneficiando todo o setor.

Na prática, o programa tenta retirar o carbono da matriz energética brasileira. Através do CBio, o setor produtivo ganha um incentivo de remuneração a partir dessa retirada. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a precificação do ativo financeiro será realizada a cada tonelada de CO2 por unidade de energia (megajoule).

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, afirma que a política pública do governo federal é inovadora e, para que os benefícios cheguem logo, é preciso haver volume de produção.

Leia também:

Especialistas falam sobre oportunidades e estratégias para garantir a rentabilidade das usinas

“O calendário do RenovaBio vai enfrentar dificuldades do sistema produtivo. Para conseguir corresponder as metas estabelecidas, temos duas partes: acelerar a oferta de etanol e investir. Para existir investimento, temos o caminho do CBio, que já está sendo debatido no Brasil”, atenta.

De acordo com o representante do Ministério de Minas e Energia, Paulo Roberto Costa, a emissão do CBio está ligada diretamente à comercialização de biocombustíveis. A cada metro cúbico de etanol comercializado, mais CBios serão emitidos.

“O mercado de CBios não é voltado apenas para os distribuidoras, fornecedores e produtores. Como ele é um ativo financeiro, qualquer pessoa pode investir. Mas com esse critério de descarbonização, os setor produtivo ganha duplamente. Tanto quanto comercializa o etanol quanto pelo próprio CBio”, ressalta Paulo Roberto Costa, do Ministério de Minas e Energia. 

As unidades fornecedoras de etanol deverão passar por um processo de certificação ambiental para creditação nas metas de descarbonização.

“Não teremos a plenitude de valorização do CBio na largada do programa. Mas o mercado de etanol precisa crescer na região Nordeste. Com o RenovaBio, teremos isso: maior oferta de biocombustíveis no Brasil, menos combustíveis fósseis e menos carbonização, honrando o acordo que foi feito em Paris”, finaliza o presidente do Sindaçúcar-AL.

 

 

Conteúdo disponível no boletim Agora, do Sindaçúcar-AL.

Clique aqui para ler o conteúdo na íntegra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram