JornalCana

Capacidade de obter recursos no mercado divide usinas

A captação de recursos financeiros pelas usinas por meio de investidores ou de bancos está cada vez mais limitada. A situação reflete o cenário de estagnação de algumas empresas, que não conseguem melhorar seus indicadores financeiros e as impede de se tornarem boas tomadoras de crédito.

Conhecido como polarização, esse fenômeno aflige o setor sucroenergético ao impedir que usinas em situação financeira ruim consigam melhorar seus caixas e se tornem empresas com melhores indicadores.

De um lado existe um grupo de usinas em melhor situação financeira que consegue captar mais recursos externos e sentir menos as oscilações do mercado, enquanto o outro grupo, de companhias em situação delicada, não possui acesso facilitado a financiamentos e créditos,

Para analistas, usinas com acesso restrito a financiamentos terão fluxo de caixa apertado sendo imobilizadas em um cenário de sobrevivência no mercado de açúcar e de etanol.

Em avaliação do Rabobank, o cenário continua para o setor sucroenergético. Segundo o banco, a safra 2016/17 registrou pouca redução de dívidas pelas usinas, porém o fortalecimento do câmbio permitiu a redução do saldo devedor em reais, mensurado em dólar.

Segundo Manoel Pereira de Queiróz, gerente sênior de relacionamento do Rabobank, os preços do açúcar e etanol nos últimos meses não aliviaram os caixas das usinas. “A transição de um ciclo negativo para positivo é muito complicada, [já que] as empresas em situação complicada tiveram que reduzir o Capex e talvez não conseguirão se recuperar agora com bons preços.”.

Diante isso, emenda, essas empresas provavelmente terão que vender ativos ou fazer capitalização de ativos.

Leia esta matéria completa, clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram