JornalCana

Cana emite menos gases que o estimado pelo IPCC, aponta estudo

2004-03-23 Usina Sao Joao Paraiba Canavial (2)Um estudo apontou que a as emissões de gases de efeito estufa provenientes de canaviais são menores do que os cálculos feitos por entidades internacionais, como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês). No entanto, revelou que a permanência de resíduos no solo potencializa essas liberações.

O trabalho foi desenvolvido pela pesquisadora Luciana do Carmo Zotelli em 2012, como dissertação de mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical na especialidade de gestão de recursos ambientais. Com o trabalho, ela foi premiada pela mineradora Vale em um concurso de trabalhos acadêmicos.

Luciana concluiu que os fatores de emissão de gases na cana-de-açúcar ficaram abaixo dos 3% geralmente calculados por organismos internacionais. Mas, de outro lado, a presença de resíduos como a vinhaça e a palha potencializam a emissão de gás carbônico e do chamado óxido nitroso.

No caso do óxido nitroso, a fonte é o fertilizante nitrogenado, bastante utilizado nas lavouras. “Quanto maior a quantidade de palha, maior a emissão de óxido nitroso”, disse Luciana, em nota divulgada pela Vale.

(Fonte: Globo Rural)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram