JornalCana

Bolsonaro indica general para ser o novo presidente da Petrobras

Fato pode ser um duro golpe para o setor sucroenergético

Joaquim Silva e Luna será o novo presidente da Petrobras

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a troca no comando da Petrobras. Na noite da última sexta-feira (19), em postagem nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou uma nota oficial do Ministério das Minas e Energia (MME) que informava a indicação do general Joaquim Silva e Luna para o cargo de presidente da empresa.

Silva e Luna vai substituir Roberto Castello Branco, que está no cargo desde o início do governo, em janeiro de 2019.

Para ocupar a vaga deixada por Silva e Luna, que ocupava o cargo de diretor-geral brasileiro da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, Bolsonaro indicou o general de reserva do Exército João Francisco Ferreira.

A mudança na Petrobras ocorre em meio a recentes aumentos no preço dos combustíveis e um dia depois do governo anunciar que vai zerar os impostos federais que incidem sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP) – o gás de cozinha – e o óleo diesel.

Ao participar da cerimônia de formatura de alunos da Escola Preparatória de Cadetes (EspCEx), em Campinas – SP, no sábado (20), Bolsonaro disse que deve realizar novas mudanças em cargos do governo nesta semana, mas sem detalhes. “Preciso trocar as peças que por ventura não estejam dando certo”.

LEIA MAIS > Nobel da Paz 2021 poderá ser do Brasil

Em comunicado, a Petrobras informou que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia, solicitando providências para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária, com o objetivo de promover a substituição e eleição de membro do Conselho de Administração, e indicando Joaquim Silva e Luna, em substituição a Roberto da Cunha Castello Branco.

“A União propõe, em função da última Assembleia Geral Ordinária ter adotado o voto múltiplo, que todos os membros do Conselho de Administração sejam, imediatamente, reconduzidos na própria Assembleia Geral Extraordinária, para cumprimento do restante dos respectivos mandatos”, afirma a Petrobras.

Ainda de acordo com a Estatal, o ofício solicita ainda que Joaquim Silva e Luna seja, posteriormente, avaliado pelo Conselho de Administração da Estatal para o cargo de presidente. “A Petrobras esclarece que o presidente Roberto Castello Branco e demais diretores executivos da empresa tem mandato vigente até o dia 20 de março de 2021”, conclui.

LEIA MAIS > Companhia investirá R$ 500 milhões para produzir etanol de milho em MS
Demissão do presidente da Petrobras poderá impactar mercado de preços do açúcar

A demissão de Castelo Branco e intervenção de Bolsonaro na Petrobras indica controle populista de preços dos combustíveis e deve pressionar preços do etanol e prejudicar usinas, mesmo erro cometido pelo governo Dilma.

Neste contexto, Arnaldo Luiz Corrêa, da Archer Consulting, afirma que a demissão do presidente da Petrobras pode ser um duro golpe para o setor sucroenergético. “Esse é um cisne negro que pode mudar a trajetória de preços do açúcar no mercado internacional e pode ser um duro golpe para o setor sucroalcooleiro”, afirmou.

Corrêa lembrou que a Petrobras é uma empresa e existe para dar lucro, seguindo os preços internacionais do petróleo repassando-os para o consumidor. “O seu (Jair Bolsonaro) despreparo é tão grande que ignora que na formação do preço ao consumidor 53% refere-se ao preço do petróleo no mercado internacional convertido em reais e os outros 47% são taxas/impostos/tributos e margem de comercialização de postos e distribuidoras”, afirmou em boletim publicado no sábado (20).

Para o consultor, as perspectivas indicam que, certamente, a Estatal vai abandonar a política de transparência na formação de preços e “todo o brilhante trabalho iniciado por Pedro Parente, cujo comando fez a empresa voltar a dar lucro depois de quatro anos seguidos de prejuízo, vai por água abaixo”, ressaltou, destacando que isso deve afastar os investidores estrangeiros do Brasil.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram