JornalCana

Biosev contrata crédito de US$440 mi para alongar dívida

A dívida de curto prazo da empresa estava em 1,9 bilhão de reais ao final do primeiro trimestre deste ano
A dívida de curto prazo da empresa estava em 1,9 bilhão de reais ao final do primeiro trimestre deste ano

A Biosev, uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do mundo, informou nesta segunda-feira que contratou uma linha de crédito rotativo na modalidade Adiantamentos de Contratos de Câmbio (ACC) com vencimento em 3 anos, no valor de 440 milhões de dólares, com o objetivo de alongar sua dívida.

A dívida de curto prazo da empresa estava em 1,9 bilhão de reais ao final do primeiro trimestre deste ano.

“Esta operação, na realidade, ela totaliza praticamente 1 bilhão de reais que nos ajuda em 50 por cento deste objetivo”, disse o diretor financeiro da Biosev, Paulo Prignolato, em entrevista por telefone.

Ele acrescentou que, além desta operação, a companhia vem trabalhando em outras alternativas para ajudar na meta para este ano, de alongar a dívida e encerrar o ano com geração de fluxo de caixa livre.

A empresa não divulgou prazo e custos médios da dívida, mas reforçou que com a operação a companhia efetivamente está conseguindo trocar parte desta dívida que tem vencimento em um ano, para outra de três anos.

O executivo detalhou que 70 por cento da dívida da Biosev está em dólar e 30 por cento em reais.

“E isso, a condições extremamente competitivas no momento atual”, acrescentou. A taxa de juros da transação será igual a Libor mais 4,4 por cento ao ano, equivalente a aproximadamente 4,9 por cento ao ano, segundo comunicado divulgado mais cedo.

A operação totalizou duas vezes mais do que o previsto inicialmente, disse a Biosev, “reflexo da demanda dos 10 bancos participantes da operação sindicalizada”.

O executivo disse que a empresa vem analisando o mercado de bônus, mas considera que o cenário é desvantajoso para uma emissão deste tipo –por seus custos elevados entre 8 e 12 por cento ao ano e demanda de garantias reais.

“Porém, nós estamos sempre monitorando o mercado, se por acaso a gente entender que este mercado está adequado à Biosev, nós poderemos então voltar a analisar com cuidado”, afirmou. Ele acrescentou que a companhia analisa outras operações que permitam à companhia atingir a meta do ano, de gerar fluxo de caixa livre.

“Estamos analisando algumas outras operações… no momento, algumas delas estão bem avançadas, mas elas só serão divulgadas quando forem finalizadas”, disse.

Fonte: Reuters

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram