JornalCana

Biogás chama atenção em debate sobre modernização do setor elétrico

Disponibilidade dos resíduos e a previsibilidade de preços foram vantagens destacadas

O presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, defendeu a capacidade de renovação e inserção de novas fontes no setor elétrico, em especial, do biogás, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia que debateu a modernização do setor elétrico (PL 414/2021), realizada nesta terça-feira (28/10).

Gardemann chamou atenção para a disponibilidade de resíduos, o chamado “pré-sal caipira”, que hoje corresponde a mais de 100 milhões de m³/dia de biogás. “São quase 20 GW de geração descentralizada, despachável e descarbonizada desperdiçados”, alertou.

Entre as vantagens do biogás para o setor elétrico, Alessandro destacou a estrutura de custos em reais corrigida pelo IPCA no longo prazo. “Não podemos subestimar a exposição ao dólar a aos riscos que o nosso sistema elétrico enfrenta na matriz energética atual. Estamos vendo os problemas que setor de gás natural está tendo na Europa e nos Estados Unidos, e esta previsibilidade de preços que o biogás pode dar ao sistema elétrico é essencial”, pontuou.

LEIA MAIS > Foco na acareação faz Usina São Manoel otimizar fabricação de açúcar

O presidente da ABiogás lembrou que, assim como as fontes solar e eólica tiveram uma rápida inserção no setor elétrico, o mesmo pode ocorrer com o biogás. “Precisamos manter os incentivos corretos, transitórios e que considerem os estágios diferentes de maturidade das fontes. Temos que manter a capacidade de inserção de novas fontes no setor elétrico trazendo racionalidade econômica, mas mantendo os incentivos temporários durante esta fase de transição”, afirmou.

A intensidade de carbono na matriz energética também foi alvo das considerações de Gardemann. “Não podemos construir uma matriz que na margem seja baseada somente em back-ups fósseis. Acelerar o mercado livre é importante, mas mantendo o princípio da capacidade de renovação e inserção de novas fontes no setor”, concluiu.

LEIA MAIS > AGU reverte decisão que obrigava União a ressarcir R$ 17 milhões à usina

A audiência foi convocada a requerimento do deputado Paulo Ganime (NOVO/ RJ) e contou com a participação de 18 representantes de entidades governamentais, associações e instituições de pesquisa.

A íntegra da audiência está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=iSabKcfHmoY

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram