JornalCana

Atvos impulsiona o protagonismo feminino no setor sucroenergético

Empresa capacita cerca de 130 mulheres até o final de março

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) em 2021 apontou que 93% das trabalhadoras da área rural dizem ter orgulho em atuar no campo. Para reforçar a importância da atuação feminina e promover ainda mais a equidade de gênero no setor, 90% acreditam que é necessário dar mais visibilidade a projetos de sucesso e às contribuições das mulheres para a agricultura.

Diante deste cenário, a Atvos finalizará a capacitação, até o fim de março, de cerca de 130 mulheres para operação de máquinas agrícolas. A iniciativa faz parte do Movimento Comunidade e oferece, de forma gratuita e exclusiva para mulheres, conteúdo com aulas teóricas e práticas divididas em três blocos: desenvolvimento pessoal, habilidades técnicas e desenvolvimento para o mercado de trabalho.

LEIA MAIS > Qual será o foco da produção de cana do Norte e Nordeste na safra 22/23?

Neste ano, o projeto está em andamento ou já foi concluído em seis dos nove municípios onde a Atvos está presente, chegando aos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Nosso principal objetivo é qualificar essas mulheres como tratoristas e fazer com que elas estejam 100% aptas a concorrer a vagas no mercado de trabalho como um todo, seja no setor sucroenergético ou em outros segmentos do agronegócio” explica Silvana Sacramento, diretora de Pessoas & Organização da Atvos.

O Movimento Comunidade é uma das iniciativas do MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos –, que busca incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, comunidades localizadas no entorno de suas operações e de outros públicos de interesse. Além desse programa que estimula a inclusão da força de trabalho feminina no campo e que pode ser realizado em diversos momentos durante o ano, a empresa também reforça a questão da equidade de gênero por meio de outras ações, como a Semana da Diversidade da Atvos.

Ao longo de toda esta semana, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, serão realizadas diversas atividades, direcionadas para sensibilizar líderes, colaboradores e outros públicos quanto à importância do tema. As ativações contemplam ambientação das plantas agroindustriais, distribuições de brindes, campanha de engajamento com peças em mídias sociais, outdoors e chamadas em rádios.

Mulheres qualificadas pela Atvos em quatro regiões brasileiras

Em janeiro, as aulas teóricas e práticas do Movimento Comunidade aconteceram em Nova Alvorada do Sul (MS), com a capacitação de 24 tratoristas. Desta turma, a área de Pessoas & Organização da Unidade Santa Luzia da Atvos já conseguiu absorver 80% das participantes para vagas internas e segue buscando outras frentes para possivelmente chegar aos 100% de contratação.

Já em fevereiro, foi a vez da cidade de Mineiros (GO) sediar o curso, que alcançou a marca de 100 mulheres inscritas. Desse total, 26 foram selecionadas e seguirão com as aulas até meados de março.

Outros quatro municípios começarão o curso em março: Costa Rica (MS), Alto Taquari (MT), Teodoro Sampaio (SP) e Mirante do Paranapanema (SP). Cerca de 80 mulheres foram selecionadas e passarão pela capacitação, com possibilidade de contratação para o começo da próxima safra em abril.

LEIA MAIS > BEVAP confirma redução de 10% no quadro de colaboradores

Tanto o Movimento Comunidade quanto outras iniciativas da Atvos com foco em equidade de gênero estão alinhadas aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, desenvolvido pela ONU Mulheres e Pacto Global, aos quais a empresa aderiu em 2019, tendo como prioridades três frentes: liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero; garantia de saúde, segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras e promoção da educação, formação e desenvolvimento profissional das mulheres.

Atualmente, a Atvos possui cerca de 1.500 mulheres empregadas de forma direta, número que corresponde a 17% do quadro de colaboradores da companhia, percentual acima dos 9,2% do setor sucroenergético, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “Mas esse número ainda não é satisfatório, por isso, vamos continuar realizando e apoiando ações que promovam cada vez mais a equidade de gênero no setor”, finaliza Silvana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram