JornalCana

Atvos disponibiliza 710 mil créditos de descarbonização (CBios)

Todas nove unidades da companhia estão certificadas

A Atvos disponibilizou para venda, até o momento, 710 mil créditos de descarbonização (CBios). Com suas oito unidades agroindustriais em operação credenciadas no RenovaBio, a Atvos tem potencial para emitir cerca de 2,5 milhões de CBios por safra.  O CBio equivale a uma tonelada de carbono evitada ao se utilizar biocombustível no lugar de combustível fóssil.

Com nove unidades agroindustriais localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, a companhia teve 98% de suas áreas produtoras de cana-de-açúcar consideradas na certificação, conseguindo uma das taxas mais altas do programa que tem média de 87% de elegibilidade. Com isso, quase a totalidade do etanol produzido pela empresa pode ser considerada na emissão de CBios.

“Essa abrangência só foi possível porque temos monitoramento das emissões e da matéria-prima. Nesta safra, estamos automatizando as informações o que contribuirá para a gestão mais detalhada de nossos indicadores de carbono”, adianta Amaury Pekelman, diretor de sustentabilidade e de relações governamentais da Atvos.

LEIA MAIS > Exportações brasileiras de açúcar aumentaram 91,5% em julho
Amaury Pekelman
Amaury Pekelman é diretor de sustentabilidade e de relações governamentais da Atvos

Como forma de garantir o compromisso com o desempenho ambiental, a redução da intensidade de carbono faz parte das metas dos executivos da empresa, incluindo a CEO.

O Santander é a instituição responsável pela escrituração e custódia dos títulos da Atvos, com negociação em mercado balcão e registrada na B3. A lógica do programa indica que as compras serão efetuadas pelas distribuidoras de combustíveis fósseis que devem cumprir suas metas individuais de redução de emissões de gases de efeito estufa.

“O foco nesse momento é a consolidação do RenovaBio como viabilizador da redução de emissões na matriz de transportes, impulsionando o uso de combustível renovável e limpo. Futuramente, é possível que os CBios sejam acessados por outros agentes que busquem redução de emissões de carbono.”, explica Marcelo Mancini, diretor comercial e de logística da Atvos.

De acordo com a empresa, na última safra (2019/2020), a Atvos evitou por meio de seus produtos, que 5,6 milhões de toneladas de gás carbônico fossem emitidos.

A nota de eficiência energética média do etanol produzido pela Atvos, isto é, o quanto o produto “economiza” em emissões em relação ao combustível fóssil, foi de 60 gramas de gás carbônico por megajaule.

A Atvos está autorizada a emitir, em média, um CBio para cada 787 litros de etanol produzidos.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram