JornalCana

ANP retoma 72º Leilão de Biodiesel na próxima quarta-feira (15)

De acordo com o novo edital, a retirada mínima do biodiesel ficou em 80%

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) irá retomar o 72º leilão para compra de biodiesel na próxima quarta-feira (15). O certame foi suspenso, nesta semana, devido às diversas manifestações dos agentes envolvidos e órgãos do Governo e em razão dos impactos econômicos da COVID-19.

O leilão tem por finalidade a aquisição de biodiesel pelas refinarias e importadores de óleo diesel para atendimento ao percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel de 12% (doze por cento) a partir de 01 de maio de 2020, como também para fins de uso voluntário, a ser entregue pelas unidades produtoras de biodiesel.

LEIA MAIS > Quanto é a dívida líquida do setor hoje?

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira (9), a agência alega que a decisão foi tomada a partir de amplo debate realizado com produtores de biodiesel e distribuidores de combustíveis. “A ANP e o Ministério de Minas e Energia buscaram chegar a um ponto de equilíbrio para o percentual mínimo de retirada por parte dos distribuidores e de entrega por parte dos produtores, como medida de enfrentamento da crise de demanda e da elevação do grau de incerteza no mercado de combustíveis ocasionada pela COVID-19”.

De acordo com o novo edital, a retirada mínima do biodiesel ficou em 80% e não em 70% como reivindicavam as distribuidoras, alegando menor demanda de combustíveis devido à pandemia. Originalmente, a retirada exigida era de 95%.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram