JornalCana

ANP lança Painel Dinâmico da Plataforma CBIO

Painel disponibiliza informações sobre geração de lastro necessário para emissão de CBIOs

A ANP lança nesta segunda-feira (28) uma forma interativa de visualização dos dados do RenovaBio referentes à Plataforma CBIO. O Painel Dinâmico da Plataforma CBIO disponibiliza informações sobre geração de lastro necessário para emissão de CBIOs (Créditos de Descarbonização), além de dados de escrituração e aposentadoria (retirada de circulação) de CBIOs. São também apresentadas informações consolidadas referentes às negociações de CBIOs obtidas no site da B3.

Em 2020, no primeiro ano da efetiva operacionalização do RenovaBio, os resultados retratam o êxito da Política. Foram aprovados 232 processos de Certificação da Produção Eficiente de Biocombustíveis pela ANP. Com o início da operacionalização da Plataforma CBIO, ferramenta disponibilizada pelo SERPRO através de contrato com a ANP, os produtores de biocombustíveis certificados iniciaram a geração de lastros dos CBIOs, permitindo a escrituração e negociação dos créditos na bolsa de valores B3.

LEIA MAIS >A consolidação da Usina 4.0

Quanto à meta de descarbonização estabelecida para o período 2019-2020 pelo Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, equivalente a 14,9 milhões de Créditos de Descarbonização (CBIOs), foram gerados 18,7 milhões dos quais cerca de 15 milhões foram comercializados na B3 a preço médio de R$ 43,41.

O Painel é uma ferramenta de análise destinada a empresas, órgãos de governo, universidades, imprensa e à sociedade como um todo, além de estar em sintonia com a Lei nº 13.576, de 2017, que prevê ampla divulgação dos dados do RenovaBio, bem como com a política de transparência adotada pela ANP.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram