JornalCana

ANP aponta alta de 4,5% no preço do etanol

Entre 10 e 16 de abril, o produto observou seu preço aumentar mais do que a gasolina e o diesel

O preço do etanol subiu 4,5% entre os dias 10 e 16 de abril, conforme os dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

No período destacado, o produto observou seu preço aumentar mais do que a gasolina e o diesel, que registraram uma alta de 0,37% e uma queda de 0,19%, respectivamente.

As maiores altas do etanol aconteceram em São Paulo (6%), Goiás (5%) e Minas Gerais (4,8%). 21 estados observaram um crescimento no valor do produto. O consumidor já paga uma média de R$ 7,00 em determinados locais.

Além do atraso no início da safra deste ano, a alta do combustível reflete ainda a queda da safra de cana 2021/22 em função da seca e das geadas. Além disso, a demanda pelo etanol aumentou por causa da alta da gasolina, destaca a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

LEIA MAIS > Crise de fertilizantes acelera inclusão de alternativas para o setor bioenergético

“Mesmo com estoque suficiente, a diminuição da disponibilidade do produto, principalmente em São Paulo – maior estado produtor e consumidor – e o atraso do início da nova safra trouxeram um desequilíbrio entre oferta e demanda”, reforça a associação.

Até o final de abril, a UNICA estima que 189 usinas já estejam em produção, um número que, segundo a associação, deve garantir um aumento na oferta do combustível e uma estabilização do mercado.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram