JornalCana

Alta produtividade agrícola depende de gestão, segurança e qualidade das operações

Cevasa, Guaíra, São Domingos e Tereos mostram por que

Gestão, segurança e qualidade das operações agrícolas são fundamentais

Para uma alta performance dos canaviais as usinas desejem ter como resultado a cana de 3 dígitos. Ao passo que para isso é preciso aumentar a produtividade por hectare acima de 100 toneladas sem crescer em área. O que é um grande desafio. Aqueles que têm se destacado, geralmente, são os que investem em tecnologias e ferramentas.  De modo que munidos desses subsídios conseguem suprir as necessidades fisiológicas do canavial no momento certo e com a quantidade necessária.

Mas só isso não basta. Além da alta produtividade é preciso considerar que a gestão, a segurança e a qualidade das operações agrícolas são parte da equação cujo resultado final é a lucratividade da usina e satisfação dos colaboradores e clientes finais. Com a safra praticamente encerrada e os gestores da área agrícola voltando à prancheta para planejar o próximo ciclo, bons benchmarkings fazem toda a diferença. Por isso destacamos a seguir listamos quatro representantes de usinas de cana com cases de alta produtividade agrícola, mas que agregam uma gestão eficiente com qualidade e segurança comprovadas em suas operações.

1 – Fred Polizello, diretor agrícola da Usina São Domingos

A São Domingos, de Catanduva (SP) superou sua expectativa de moagem nessa safra com volume superior a 2.600 milhões de toneladas. Com isso a unidade pode fazer a captação de R$ 24 milhões com a emissão de CRA, com prazo de amortização em até quatro anos; quebrou de recordes históricos, com incremento de 20% do volume de moagem em relação a 2018; produziu e fixação em níveis elevados seu açúcar VHP no mercado externo, resultando margens consideráveis. Resultados que passam pela boa qualidade das operações agrícolas cujo responsável é Fred Polizello.

2 – Luiz Donizeti Ribeiro, gerente executivo de produção agrícola da Tereos

O resultado ajustado das principais operações do grupo Tereos mais que dobrado nessa safra. Apoiado por um aumento nos preços do açúcar na Europa, vendas maiores no Brasil e pela força do mercado de álcool, mas sobretudo pela gestão eficiente das operações agrícolas, que passam por seu gerente executivo de produção agrícola Luiz Ribeiro, que compõe o time de profissionais de alto nível da segunda maior produtora de açúcar do mundo.

3 – Mateus Silva, engenheiro agrônomo da Usina Guaíra

A Usina Açucareira Guaíra (UAG), com unidade de processamento de cana-de-açúcar localizada em Guaíra (SP), tem histórico de sempre alcançar as maiores média do Brasil em toneladas de açúcar por hectare (TAH) e sendo sempre destaque entre as demais usinas sucroenergéticas participantes do benchmarking CTC. Parte desse sucesso passa pelo profissional Mateus Silva.

4 – Natalia Zanon, gerente agrícola da Cevasa

Nessa safra a Cevasa bateu o recorde da qualidade da matéria-prima com o volume de açúcar total recuperado (ATR) de 134,68 kg por tonelada. Segundo a direção da empresa, a qualidade da matéria-prima é fundamental para o bom êxito das operações da indústria, não sendo diferente no mês dos recordes. A entrega de cana com maior concentração em kg de açúcar total recuperado (ATR) favorece também seus recordes de produção. Esse êxito é resultado do trabalho competente da equipe liderada por Natália Zanon.

Esses quatro profissionais foram reunidos para o Webinar – USINAS DE ALTA PERFORMANCE AGRÍCOLA – Gestão, Segurança & Qualidade nas Operações Agrícolas. 

Assista o vídeo:

O evento conta com o patrocínio das empresas:
  • Axhiom Sistemas Inteligentes — mais inteligência nas suas máquinas e operações agrícolas.
    Chegou o CBI, o computador de bordo inteligente da Axhiom.
  • Dimastec –  Conheça a solução DT Faceum | Dimastec via App com reconhecimento facial e IA. Um revolucionário aplicativo que leva mobilidade à marcação do ponto onde quer que o colaborador esteja. DT Faceum é mobilidade total.
  • GDT by Pró-Usinas– Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site www.usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram