JornalCana

Álcool na gasolina pode aumentar

O senado aprovou no começo de setembro o aumento do percentual de álcool na gasolina de 25% para 27,5% . A medida provisória aprovada pelo Plenário também aumenta a quantidade de biodiesel no óleo diesel de 5% para 6%. Essa foi a maneira apontada pelas empresas do setor para recuperação das usinas sucroalcooleiras no Brasil. Além disso, fornecedores de cana-de-açúcar e fabricantes de equipamentos também serão beneficiados, caso o texto receba sanção presidencial.

A aprovação máxima, entretanto, está atrelada aos resultados de um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisas da Petrobras, o Cenpes, e acompanhado por diversos órgãos como Ministério das Minas e Energia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inmetro, União da Indústria de Cana-de-açúcar, Anfavea, Abraciclo, Abeifa e Fórum Nacional Sucro-energético.

Caso o resultado do estudo seja conclusivo, a alteração do percentual de álcool não poderá, segundo o Ministério das Minas e Energia, ser implementado nesta safra, já que não existe etanol disponível. A eventual alteração somente ocorreria a partir da safra seguinte.

Ainda de acordo com o Ministério das Minas e Energia, a programação dos testes prevê avaliação de diversos tipos de veículos e segue metodologia acertada e aprovada por todos os participantes do grupo.

Fonte: Jornal do Carro – Estadão

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram