JornalCana

Adubação Biológica é aposta da Biosev para altas produtividades

Adoção de biotecnologia em 8 unidades é reflexo do perfil inovador do grupo

Companhia tem conquistado recordes em produtividade no campo

O manejo biológico e sustentável é o caminho a ser percorrido para que os canaviais cheguem aos três dígitos de rendimento médio. Essa é a aposta da Biosev, que tem obtido alta produtividade agrícola em seus canaviais.

Com oito unidades agroindustriais, localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a companhia conquistou vários recordes agrícolas na safra 20/21.

Processando aproximadamente 25,8 milhões de toneladas no 9M21, em linha com o mesmo período do ciclo anterior, o grupo registrou teor de ATR Produto de 142,4 kg ATR/ton, o que representou um crescimento de 9,1% em relação ao ciclo passado. Olhando a produção total, o ATR Produto foi de 3.680 mil toneladas.

Os bons números refletem os benefícios da continuidade das melhores práticas agronômicas na lavoura, que vêm sendo adotadas pela Biosev nos últimos anos.

LEIA MAIS > Carta ao leitor: Safra 21/22 tem início e setor tem boas expectativas com RenovaBio

De acordo com Carlos Daniel Berro Filho, diretor agrícola da companhia, são desenvolvidas diferentes ações para garantir a produtividade agrícola, qualidade e longevidade do canavial, tendo destaque a adoção do manejo biológico.

“Começamos a fazer um trabalho ‘arroz com feijão’ bem−feito: formar um time motivado a atingir esses resultados de alta produtividade e organizar as operações agrícolas. Nesse sentido, ano após ano, a gente vem trabalhando na evolução de novas tecnologias na busca de um manejo cada vez mais sustentável”, disse o diretor.

Assim, a companhia investiu em ferramentas que favorecem a produtividade agrícola do canavial e criam condições de melhor tolerância para o ataque de pragas, doenças e plantas daninhas. Estratégias nesta linha vão desde a aplicação da vinhaça no manejo, da torta de filtro no plantio, aplicação de adubo biológico na soqueira até a adoção de rotação de cultura.

LEIA MAIS > Mulheres conquistam papel de liderança no campo e na indústria
Carlos Daniel Berro Filho, diretor da Biosev

Segundo o diretor, o incremento de matéria orgânica contribui para maximizar a variabilidade do microbioma do solo, oferecendo, assim, condições propícias para o canavial evoluir, produzir e se tornar mais sustentável. Ele ressalta que o canavial mais equilibrado tem mais produtividade e longevidade, tendo o ciclo produtivo, por exemplo, em média, de sete a oito cortes na Biosev.

Com boas condições no canavial, a Biosev foi em busca de uma solução para aumentar – e manter – a produtividade agrícola, além de concretizar o objetivo de ter um manejo mais sustentável. Assim, passou a utilizar a biotecnologia da Microgeo®, que possibilita restabelecer o microbioma do solo, trazendo benefícios na bioestruturação física, eficiência nutricional e saúde ecológica da planta.

“Conheci o trabalho da Microgeo® há cerca de seis anos, quando a empresa começava a trazer o conceito para a cultura da cana, através de um trabalho apresentado pelo Fernando Dini Andreote (professor de Microbiologia do Solo na Escola de Engenharia Superior Luiz de Queiroz– ESALQ/USP).A partir daí, acompanhei as áreas de alguns fornecedores nossos que usavam a tecnologia e resolvi, também, montar uma área experimental e ver os resultados obtidos”, explicou.

LEIA MAIS > Rubens Ometto: protagonista de uma história de sucesso

O diretor comenta que a adubação biológica, antes vista com desconfiança, vem ganhando cada vez mais força a partir de estudos feitos por instituições como a ESALQ e a Embrapa, confirmando ser o ingrediente essencial da receita para a obtenção do canavial com alta produtividade e longa vida. “O tripé da fertilidade do solo é formado pela parte química, física e biológica. Nós sempre trabalhamos a parte física e a química e o trabalho na parte biológica vem em uma crescente”, contou.

Nesse sentido, ano após ano, a gente vem trabalhando na evolução de novas tecnologias na busca de um manejo cada vez mais sustentável “

Unidade Continental foi a primeira a utilizar a tecnologia

Perspectiva é ter ganhos de produtividade com o uso do Microgeo®

A tecnologia será usada em todas as unidades com na Santa Elisa, em Sertãozinho – SP

Após validada a adoção da solução depois da fase experimental com a tecnologia, a empresa montou uma área comercial para conhecer o desempenho do Microgeo® nas áreas extensas.

O produto é um componente utilizado na produção do adubo biológico por meio de um processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC ®), obtido a partir da instalação de uma Biofábrica CLC ®, e oferece importantes benefícios, como bioestruturação do solo, maior infiltração e retenção de água, melhora na eficiência nutricional e melhor sanidade de solo e planta com solo supressivo.

A Unidade Continental, localizada em Colômbia −SP, foi a escolhida para receber o projeto−piloto. Ali foi instalada uma estrutura física para atender três mil hectares e o adubo produzido na biofábrica foi aplicado ao longo da última safra. “Vamos colher os resultados desse trabalho nesta safra que se inicia e nossa expectativa é ter ganhos de 4 a 8 toneladas por hectare, conforme o ambiente de produção e a variedade”, disse Berro Filho.

O engenheiro agrônomo entende que a aplicação do produto em várias fases da cultura é outro ponto de pesquisa e desenvolvimento; por isso, nesse piloto, buscaram representar diferentes situações para entender o ganho. Assim, 80% do produto produzido na biofábrica foi aplicado na soqueira e os outros 20% foram direcionados para o plantio, usando−se, para isso, o sistema de aplicação via fertirrigação com vinhaça direcionada.

LEIA MAIS > Já estão abertas as inscrições para a 14ª Edição do MasterCana Social

A adubação biológica vai favorecer o vigor do canavial e o desenvolvimento do sistema radicular e, com isso, vai melhorar a absorção da água e dos nutrientes, auxiliando o crescimento da cana. “O canavial, por exemplo, tolera melhor situações críticas, seja por pragas, doenças ou estresse hídrico, como o que atravessamos em 2020 e neste início de ano também”, apontou.

Aliás, as chuvas abaixo da média histórica vão criar um desafio adicional para a produção de cana este ano e quem estiver mais bem organizado na parte de manejo tende a passar melhor pelo ciclo agrícola.

Resultados preliminares de sistema radicular já mostraram um aumento de 27% sobre o padrão e baseados neste número, em conjunto com a biometria, a Biosev resolveu estender os trabalhos para as 8 unidades em áreas comerciais.

Os bons números refletem os benefícios da continuidade das melhores práticas agronômicas na lavoura

“Sabemos que a parte biológica tem toda uma questão de usar os microrganismos regionalizados, então resolvemos estender as áreas comerciais para conhecer os resultados e entender melhor como faremos a aplicação nos próximos anos”, disse, comentando que o próximo passo será ampliar a área tratada para cinco mil hectares.

Segundo o diretor, os canaviais de alguns fornecedores de cana que já fazem uso da tecnologia têm servido de vitrines e contribuído bastante para o desenvolvimento dos estudos sobre o uso da adubação biológica. Após a consolidação do trabalho com a solução, a ideia da Biosev é também fornecer a outros produtores de cana parceiros dados e confiança nos resultados, assim como faz com outras iniciativas positivas adotadas pela empresa, que são compartilhadas pelo MaisCana Biosev. Trata−se de um programa que tem o objetivo de aumentar a produtividade e o relacionamento entre a companhia, os fornecedores e parceiros agrícolas.

A importância da disseminação de boas práticas é evidenciada pelo diretor, tendo em vista que, em algumas regiões, a cana de fornecedores representa 70% da matéria−prima processada na usina.

“Tudo é muito novo em relação à adubação biológica. Existe uma curva de resultados grande a partir do uso da tecnologia, mas acredito que a adubação biológica terá um papel muito importante nos próximos anos”, conclui.

Essa matéria faz parte da edição 324 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram