JornalCana

Adriano Pires deverá substituir Joaquim Silva e Luna na presidência da Petrobras

Conselho administrativo da estatal fará deliberação sobre novo presidente

Adriano Pires será o novo presidente da Petrobras

A Petrobras informou nesta segunda-feira (28), em nota, que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) e que, em data futura, deliberará sobre a indicação de Adriano Pires de Andrade para a presidência da empresa, em substituição ao general Joaquim Silva e Luna, que assumiu o comando da estatal em abril de 2021, e de Luiz Rodolfo Landim Machado para o exercício da Presidência do Conselho de Administração da empresa.

As substituições serão avaliadas na próxima assembleia geral ordinária da Petrobras, que deverá acontecer em 13 de abril. “O Governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Empresa”, afirma em nota o Ministério de Minas e Energia.

Graduado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII, Adriano Pires tem mais de 40 anos de atuação na área de energia e atualmente é Diretor-Fundador do Centro Brasileiro de InfraEstrutura – CBIE, coordenando projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural. Foi Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, exercendo as funções de pesquisador e consultor junto a empresas e entidades internacionais – UNESCO, CEE, BIRD -, Agência Nacional de Energia Elétrica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Unicamp.

LEIA MAIS > Pedido de recuperação judicial do Grupo USJ é aceito pela Justiça
Rodolfo Landim (reprodução site Flamengo)

Atuou como Assessor do Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de ter exercido os cargos de Superintendente de Abastecimento, de Importação e Exportação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural.

Landim é engenheiro com especializações na área de petróleo, graduado em engenharia civil com especialização em obras hidráulicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em engenharia de petróleo pela Petrobras e pela Universidade de Alberta e em administração de negócios pela Universidade de Harvard.

Ingressou na Petrobras em 1980, onde trabalhou por 26 anos e ocupou diversas funções gerenciais na área de Exploração & Produção. Foi presidente da Gaspetro e da Petrobras Distribuidora S.A. – BR, entre outros cargos que ocupou na área de petróleo. Desde 2019 é o presidente do Clube de Regatas do Flamengo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram