Açúcar pode aumentar autonomia de bateria para motor de carro elétrico

Uma única carga deve ser capaz de movimentar um veículo elétrico por quase mil quilômetros, sem necessidade de parada
Equipe do Monash Energy Institute: Mahdokht Shaibani, o professor Mainak Majumder, Matthew Hill e Yingyi Huang
(Foto: Divulgação)

Definitivamente açúcar é energia. Agora, também, capaz de aumentar a autonomia do motor de um carro elétrico. A constatação vem de um estudo publicado na revista científica Nature Communications

LEIA MAIS > Mercado global de carros elétricos deve movimentar US$ 7 trilhões até 2030

Os pesquisadores descobriram que adicionar açúcar diminui a degradação das baterias feitas de lítio e enxofre e que as mesmas poderiam ser usadas na composição de motores para carros elétricos. Uma pitada do adoçante cria uma espécie de teia ao redor do eletrodo de enxofre, que permite que as baterias possam ser recarregadas pelo menos mil vezes. 

LEIA MAIS > Uso do etanol para gerar eletricidade ajuda a criar um novo Proálcool, afirma pesquisador da Unicamp

De modo que com o açúcar, o eletrodo de enxofre positivo não enfraquece rapidamente nem fica inacessível ao lítio, como ocorria antes  com esse tipo de bateria. Ao passo que, uma única carga, deve ser capaz de movimentar um veículo elétrico por quase mil quilômetros, sem necessidade de parada.

LEIA MAIS > Hidrogênio verde: entenda o potencial da célula de combustível por etanol

De acordo com o cientista Mainak Majumder, diretor do Monash Energy Institute, acredita que em menos de uma década a tecnologia que está sendo desenvolvida por eles poderá movimentar ônibus elétricos e caminhões por quase dois mil quilômetros sem precisar recarregar. 

LEIA MAIS > Montadora lançará seis carros híbridos elétrico com etanol no Brasil até 2026
O papel do etanol no futuro da mobilidade

Outra fonte de energia derivada da cana que está diretamente ligada a massificação de carros híbridos é o etanol. E hoje, às 19h, especialistas debatem sobre isso durante o Webinar JornalCana que terá como tema: O Papel do Etanol no Futuro da Mobilidade – Carros Elétricos X Célula de Combustível.

Estarão presentes: 

  • Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA e diretor da ADS Tecnologia e desenvolvimento sustentável  
  • Gonçalo Pereira, professor da Unicamp 
  • Luiz Augusto Horta Nogueira, Professor UNIFEI, Pesquisador NIPE/UNICAMP  
  • Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina
Para participar 

Acesse o link e ative o lembrete: https://www.youtube.com/watch?v=voRmY1akQgM

Patrocínio 

AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br

BioCon – Bem vindo ao etanol de 4a geração! Conheça a Tecnologia BioCon, da INNOFERM, uma inovação disruptiva que aumenta em pelo menos 5% o rendimento fermentativo! Saiba mais no site prousinas.com.br. 

S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

TT do Brasil –  Evoluindo a mecanização na cultura da cana.

 

Açúcarcarro elétrico