JornalCana

Açúcar brasileiro ganha disputa na OMC contra subsídios indiano

A exportação de açúcar representa 10% da produção nacional

A Organização Mundial do Comércio (OMC), acata a posição do Brasil contrária ao governo da Índia, em relação aos subsídios à exportação e apoio doméstico na forma de preços mínimos aos produtores indianos, na comercialização do açúcar.

Quando o Brasil levou o caso à OMC, o Itamaraty calculou que a “turbinação” indiana causava queda nos preços internacionais e prejuízos de pelo menos US$ 1,3 bilhão por ano a produtores brasileiros.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar. A Índia é o segundo maior produtor e, com a ajuda de subsídios, tornou-se o terceiro maior exportador. Com o excesso de produção, consegue jogar muito açúcar barato no mercado.

LEIA MAIS > As usinas com melhor performance serão destacadas no MasterCana Centro-Sul

Em fevereiro de 2019, o Brasil acionou a OMC contra a Índia , inicialmente com consultas que fracassaram. Mais tarde, o país contou com a participação da Austrália e da Guatemala no questionamento de aspectos do regime indiano de apoio ao setor açucareiro, em particular do programa de sustentação do preço da cana-de-açúcar.

A decisão da OMC nessa disputa deverá sinalizar que a Índia precisará modificar sua legislação sobre subsídios à exportação e sobre apoio doméstico para o açúcar. O governo indiano deverá recorrer da decisão, mas já começou a preparar seu ambiente doméstico para a derrota, admitindo na imprensa local que a disputa com o Brasil deverá ter um “gosto amargo” nos próximos dias.

LEIA MAIS > ANP descarta risco de desabastecimento de combustíveis

Estudo sobre perspectivas agrícolas até 2030, preparado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Agência da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO), prevê que o Brasil deverá manter sua posição como maior produtor mundial de açúcar, seguido de perto pela Índia. Os dois países vão representar 21% e 18% do total mundial de açúcar, respectivamente, por volta de 2030. Em termos absolutos e em comparação com o período 2018-2020, isso significa uma produção adicional de 5,8 milhões de toneladas pelo Brasil e de 5,1 milhões de toneladas pela Índia.

 Liderança

(divulgação Porto do Recife)

Até 2030, a expectativa é que as exportações de açúcar também continuarão altamente concentradas, com o Brasil consolidando sua liderança e passando de 39% para 43% dos embarques globais. A estimativa é que as exportações brasileiras vão representar 72% do aumento no comércio mundial. O segundo maior exportador é a Tailândia.

A Índia vem em terceiro, com oferta suficiente para manter um alto nível de exportações, principalmente na forma de açúcar branco. No entanto, se o governo indiano mantiver seus esforços para aumentar a produção de etanol, os embarques de açúcar poderão sofrer uma desaceleração.

LEIA MAIS > Grupo norte-americano prevê investimento bilionário no mercado de veículos movidos a etanol

Produtores brasileiros têm tentado intensificar a cooperação bilateral com a Índia na área de bicombustíveis, para promover a produção e uso de etanol. Para o Brasil, interessa sempre criar condições para a formação de um mercado global de etanol, como também evitar que um concorrente turbine suas vendas com subsídios ilegais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram