JornalCana

A microbiologia do solo e a influência na produtividade do cultivo de cana-de-açúcar

BIOTROP tem solução técnica que permite estudar os genomas de microrganismos de um nicho ecológico.

O solo compõe o principal agente do sistema produtivo agrícola, por sustentar as plantas e viabilizar a dinâmica de absorção de água e nutrientes para o desenvolvimento vegetal.

Cada parte do solo abriga “amigos invisíveis” do produtor rural: de 100 a 1.000kg de microrganismos por hectare (10^7 a 10^9 células por grama), contemplando mais de 10 mil espécies, que auxiliam no desenvolvimento das plantas de diversas maneiras como, por exemplo, suprindo-as por meio da fixação biológica do nitrogênio ou pela solubilização do fósforo.

É sabido que, no cultivo de cana-de-açúcar, uma planta semi-perene, o sistema de produção pode agir na perda da biodiversidade dos solos. Como um sistema em desequilíbrio pode não apresentar seu máximo potencial produtivo, é fundamental conhecer o solo e suas propriedades, promovendo eventuais ajustes na área cultivada.

LEIA MAIS > Preço do CBIOs bate recorde em junho e fica acima de R$ 200 reais

Essa investigação minuciosa da vida no solo é possível por meio da Metagenômica, técnica que permite estudar os genomas de microrganismos de um nicho ecológico. E é essa ferramenta que a BIOTROP, empresa líder em soluções biológicas e naturais, tem levado às Usinas e Consultorias canavieiras parceiras. Chamada de Agrobiota, a iniciativa – que é inédita no mundo em escala comercial – acrescenta o fator biológico nas análises de solo, realizando o mapeamento dos microrganismos presentes.

O programa está fundamentado em três principais pilares: o primeiro é a realização desta completa análise de solo, que identifica os microrganismos benéficos e os potencialmente patogênicos, originando recomendações agronômicas precisas para melhorar a sanidade e o vigor das lavouras; o segundo, é o mapeamento do sequestro de carbono do local, com foco na agricultura de baixas emissões e, o terceiro, a análise da demanda hídrica.

Em busca de um sistema de produção mais equilibrado, sustentável e funcional, a empresa NovAmérica, produtora de cana-de-açúcar, foi a primeira a aderir ao Programa Agrobiota, em 2021, seguida por outras grandes empresas do mercado, em 2022, como Adecoagro, Cocal, Água Bonita, entre outras..

LEIA MAIS > “Queridinhos da vez” ganham destaque nos planos das usinas

Recomendações agronômicas acuradas

Na prática, após a coleta no campo, as amostras de solo vão para o laboratório especializado da BIOTROP que, por meio de análise de DNA, identifica toda a vida microbiana do solo, com o reconhecimento do papel de cada microrganismo e, com base nos resultados, a BIOTROP realiza recomendações específicas de bioinsumos.

Dentre os destaques do portfólio da BIOTROP para a cana-de-açúcar estão os produtos FURATROP, bionematicida com a tecnologia Hayai, que proporciona uma ação rápida sobre o alvo devido à alta carga de metabólitos e de compostos orgânicos em sua composição, apresentando resultados expressivos; o STIMUTROP, produto premiado internacionalmente no “Crop Science Award” 2021, na categoria “Melhor Inovação em Formulação”, que é utilizado como fisioativador, combinando o estímulo ao desenvolvimento da cultura e o crescimento de microrganismos  benéficos em um processo sinérgico. Juntos com BIOFREE, que aumenta a eficiência da adubação, BIOTRIO, potencializador do equilíbrio do solo, e BIOEXOS, para o manejo de insetos, constitui um completo pacote tecnológico.

LEIA MAIS > Transição energética e desenvolvimento durável

Os bioinsumos aumentam a longevidade produtiva dos solos, melhoram a eficiência da adubação de base e aprofundam o sistema radicular, promovendo a produtividade e a rentabilidade do cultivo.

Os diversos produtos, serviços e programas da empresa podem ser conferidos no site: biotrop.com.br.

Esta matéria faz parte da edição de julho do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram