JornalCana

A irrigação por gotejamento pode aumentar sua pontuação no RenovaBio

Ação também possibilita aumentar a produtividade (TCH) em média em 50%  

Atualmente, o Brasil apresenta área agricultável disponível estimada em 152,5 milhões de hectares, sendo que destes, aproximadamente 62,5 milhões já são utilizados pela agricultura. Desse total, o cultivo de cana−de−açúcar representa cerca de 10 milhões de hectares. O objetivo de “produzir mais” deixou de ser a palavra de ordem da agricultura e foi substituído pelo desafio de “produzir mais, mas com o compromisso com sustentabilidade”.

Para o setor sucroalcooleiro não foi diferente e, para liderar e organizar essa iniciativa do setor foi criado o RenovaBio.

O RenovaBio tem como objetivo ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz de transportes brasileira, na sustentabilidade econômica, ambiental e social, contribuindo ainda para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

LEIA MAIS > CADE aprova aquisição de Porto pela Cosan

A política RenovaBio possui diversas vantagens, inclusive econômicas, como o Crédito de Descarbonização (CBios). Mas para isso, Usinas e Fornecedores certificados precisam obter pontuações para ter direito aos benefícios.

Segundo a fórmula de pontuação, há duas variáveis que muito impactam: a produção de etanol por hectare e o custo de produção por tonelada, e é nesse ponto que a irrigação por gotejamento pode contribuir.

Não há dúvidas que com o uso do gotejamento é possível aumentar a produtividade (TCH) em média em 50% e, através do uso da retirada gradual de água (drying off), podemos manter os mesmos níveis de ATR/ton de cana em canaviais de sequeiro. Com isso, conclui−se que aumento o TCH da área x mesmo ATR/ton de cana conseguimos produzir muito mais ATR/ha que canaviais de sequeiro. E como sabemos o etanol é produzido através do ATR, ou seja, quanto mais ATR/ha, mais etanol por hectare.

LEIA MAIS > Bioenergética Aroeira mostra as vantagens da instalação da 2ª linha de extração de caldo

Outro ponto importante para a pontuação do RenovaBio é a redução nos custos de produção em reais/tonelada de cana produzida; e mais uma vez a irrigação por gotejamento aparece como tecnologia ideal para isso através da Verticalização da Produção, ou seja, produzir mais por unidade de área (maior TCH). Isso porque todos os tratos culturais, como adubação eaplicação de defensivos, são calculados em kg/ha, L/ha. Com isso, se produzirmos mais cana por hectare, obviamente reduziremos nossos custos em R$/ton de cana.

São inúmeros os exemplos e argumentos que confirmam que a tecnologia de irrigação por gotejamento apresenta benefícios que vão além da produtividade e um desses benefícios é a melhor pontuação no RenovaBio.

A matéria faz parte da edição 331 do JornalCana. Para ler clique AQUI!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram