JornalCana

4 coisas que todo presidente de usina deveria saber sobre gestão de pessoas

Quem revela são gestores de Recursos Humanos de usinas

Coisas que todo presidente/acionista de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas

A princípio sabemos que a Gestão de Pessoas é a junção de conceitos, ações e técnicas parar alinhar propósitos. Além disso, contempla a atração, retenção e programas de capacitação e desenvolvimento propostos por uma usina com o objetivo de desenvolver seu capital humano. Isso é bem básico. No entanto, existem premissas que todo presidente de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas.

LEIA MAIS > Tereos sugere pontos de atenção para fazer a gestão de pessoas das usinas durante a pandemia

Antes de mais nada, é preciso lembrar que é através das pessoas que se pode alcançar os objetivos financeiros de uma usina. Por mais que possa parecer dispensável falar sobre Gestão de Pessoas em pleno século 21, o tema é cada vez mais relevante, afinal, mais do que nunca, a atenção ao capital humano que constitui as usinas de cana é pauta prioritária.

LEIA MAIS > Recursos Humanos bem geridos durante Covid-19 mostram que usina vai além da busca por lucro

Ditando ritmo e tendências, a gestão de pessoas é parte imprescindível para qualquer usina que deseja se manter competitiva no mercado bioenergético — tão sensível a intempéries de mercado. Sem pessoas não há desenvolvimento. Portanto, não há usina.

Nesse sentido, o tema não pode em hipótese alguma ser menosprezado por acionistas, diretores e lideranças das usinas produtoras de açúcar e etanol. Por isso, consultamos quatro profissionais com experiência e cases de resultados em Recursos Humanos e perguntamos:

Quais são as 4 coisas que todo presidente/acionista de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas?

As respostas a esta perguntas são relevantes pois foram respondidas por gestores de recursos humanos que estão se destacando em um dos períodos de crise mais difíceis para as usinas: a pandemia da Covid-19. A complexidade deste tempo se dá pelas circunstancias sem precedentes que surpreenderam muitos presidentes de usinas de cana. Vamos às respostas:

1 – O principal patrimônio de uma usina de cana é gente
Martines, da Diana

O gerente de recursos humanos da Diana Bioenergia, Wesley Martinez é categórico: “Pessoas são o maior patrimônio de qualquer organização”. Ao passo que ele acredita que gestão financeira e gestão de pessoas devem ter o mesmo peso em uma usina. Fato que ele pode afirmar com propriedade. Uma vez que a Diana Bioenergia concilia com primor os dois focos da gestão, conforme publicou o site do JornalCana.

2 – Aprendizado coletivo faz diferença para a usina
Leston, da Tereos

Do mesmo modo, Carlos Leston, diretor de Recursos Humanos do Grupo Tereos — outro excelente exemplo de gestão de pessoas durante a pandemia do coronavírus — acredita que todo presidente/acionista de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas que é o aprendizado coletivo faz diferença para a organização. “Aprendizado coletivo e propósito fazem diferença na vida das pessoas e das usinas. Temos provado disso aqui na Tereos”, afirma Leston.

3 – Tem potencial poderoso de superar resultados
Cibely Silva, da Cerradinho Bio

Assim como os demais profissionais de Recursos Humanos, a Cibely Silva, gerente de RH/Comunicação da Cerradinho Bio, acredita que há muito potencial a ser explorado pelas usinas que estão em busca de resultados financeiros apostando em pessoas e ressalta: “Mesmo em cenários adversos como os de hoje — dada a pandemia do coronavírus — é possível superar resultados através das pessoas”.

4 – É uma responsabilidade de todos
Beatriz Rossi, da Dra Empresa

A experiência e o renome de Beatriz Resende, consultora organizacional e conselheira de carreira na Dra. Empresa, a precedem. Sob o mesmo ponto de vista dos demais profissionais ela é taxativa. Gestão de Pessoas nas usinas diz respeito a todos. Segundo a consultora, todos na usina são responsáveis pela Gestão de Pessoas. “Isso começa em cadeias, no modelo mental do acionista, dos gestores e da liderança. Enfim, ninguém deve se esquivar. É um assunto que cabe a todos”, garante.

Esses quatro executivos estiveram reunidos no dia 15 de julho durante o Webinar JornalCana – A Gestão de Pessoas com a Pandemia e a Transformação Digital. O evento foi parte da série Quartas Estratégicas do JornalCana. Os profissionais aprofundaram detalhes sobre o tema durante o evento online.

Assista na íntegra:

 

Este Webinar  foi um oferecimento de:
  • Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas
  • S-PAA Soteica — Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas.
  • HB Saúde — Sempre ao seu lado!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram