JornalCana

Amorim compara álcool a colesterol e diz que milho é a parte ruim

O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) comparou nesta sexta-feira a cana-de-açúcar e o milho, que dão origem ao álcool, com os dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. Disse que o álcool ruim seria o milho. Em palestra no Rio, Amorim classificou os subsídios agrícolas do governo norte-americano de escandalosos e afirmou que a medida é um dos principais responsáveis pela crise mundial dos alimentos.

“Etanol é que nem colesterol: tem o bom e o ruim. O ruim provavelmente é o milho [adotado pelos Estados Unidos como principal matéria-prima para produzir álcool] e o bom pode ser a cana-de-açúcar [utilizada no Brasil]”, declarou Amorim, durante palestra comemorativa dos 45 anos da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na manhã desta sexta-feira, no Rio.

O ministro disse ainda que o álcool pode ser uma das soluções para a crise dos alimentos. “O etanol sendo de cana-de-açúcar, utilizando terras que não estão sendo destinadas à agricultura e não substituindo culturas como arroz, milho e trigo, é a solução, uma das soluções para a crise”.

Já o principal problema da crise, para Amorim, são os subsídios concedidos pelo governo norte-americano aos agricultores do país. “A melhor contribuição dos países ricos [para a crise] é eliminar os escandalosos subsídios a agricultores ineficientes, e a Rodada Doha é uma oportunidade para isso”, declarou.

O ministro afirmou ainda achar que a crise de alimentos não será solucionada apenas com medidas emergenciais. “Você tem também uma população pobre que agora está comendo”.

O presidente da Coppe e ex-presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, também apontou o incentivo ao cultivo de milho nos Estados Unidos para a produção de etanol como uma das principais causadores da crise dos alimentos. “A [mesma] acusação não se aplica ao caso brasileiro, mas aos Estados Unidos sim”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram