XIX Simpósio ATACBOL reúne setor bioenergético na Bolívia

O XIX Simpósio ATACBOL, que acontece entre os dias 29 e 30 de janeiro, na sede da União de Canavieiros Guabira Montero, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, vai reunir empresas especialistas em etanol, bioeletricidade e biotecnologia.

Realizado pela Associação de Técnicos da Indústria Canavieira Boliviana (ATACBOL), o simpósio contará com palestras e rodadas de negócios entre empresas participantes do projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solutions, parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Josias Messias, CEO da Pró-Usinas abrirá o Simpósio, dia 29, com a palestra “Inteligência Neurodigital: Uma Nova Competência e Fator Competitivo para Usinas de Açúcar e Etanol”.

“A Inteligência NeuroDigital é mais do que um conceito: é uma competência transformadora que une ciência, cultura e tecnologia. É ela que permitirá às usinas se tornarem verdadeiramente vivas, humanas e adaptativas — prontas para prosperar em um mundo em constante reinvenção”, afirma Messias.

Delegação brasileira

No primeiro dia, profissionais do Brasil abordarão temas como enriquecimento de vinhaça para uso como fertilizante, biotecnologias para produção de biogás e biometano, pulverização de alto desempenho e processos de tratamento de vinhaça de cereais, apresentando soluções aplicadas à realidade industrial do setor.

No segundo dia, as apresentações brasileiras terão foco na ampliação da eficiência produtiva, com destaque para tecnologias voltadas ao aumento da produção de etanol, melhorias em cristalizadores de açúcar, confiabilidade de sistemas mecânicos em usinas e novas oportunidades para elevar a eficiência da fermentação alcoólica.

Brazil Sugarcane

21 empresas participam da missão técnica e comercial organizada pelo projeto Brazil Sugarcane, iniciativa que busca ampliar a inserção internacional de soluções, tecnologias e serviços ligados à cadeia da cana-de-açúcar.

A programação inclui visitas técnicas a grupos açucareiros e usinas bolivianas, incluindo Unagro, Aguaí, Guabira e La Bélgica, onde os participantes terão contato direto com os processos industriais de produção de açúcar, etanol e derivados.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência