JornalCana

Alta do preço do álcool já afeta resultados da BR

A escalada do preço do álcool nos últimos meses já começa a afetar as vendas do combustível no mercado brasileiro, informou terça-feira a BR Distribuidora (braço de distribuição de combustíveis da Petrobras). No ano até setembro, a companhia registrou aumento de 8,6% no volume de vendas de derivados (30,5 bilhões de litros) e lucro líquido de R$ 1,125 bilhão – crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do resultado positivo divulgado terça-feira, o ritmo de crescimento de vendas de álcool arrefeceu nos meses de outubro e novembro, com a alta do preço do combustível – em razão da quebra de safra de cana-de-açúcar na Índia, que aumentou a fabricação de açúcar em detrimento da produção do derivado.

– O álcool tem um volume crescente devido à maior produção de veículos flex e preços menores, o que provocou um deslocamento da gasolina – disse o preside! nte da BR, José de Lima Neto – Com a elevação do preço, houve uma atenuada nesse crescimento nos meses de outubro e novembro. Há uma perda de fôlego – acrescentou, sem abrir os dados da companhia.

A venda de álcool da subsidiária da Petrobras cresceu 32,4% no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2008. A média do mercado foi de 28,1%, de acordo com a companhia, que espera um resultado ainda melhor em 2010, com crescimento maior que o do Produto Interno Bruto (PIB).

– O resultado tanto econômico quanto de vendas físicas é muito bom, quando se leva em conta que este foi um ano em que se prenunciava um crescimento econômico bem menor à luz da crise mundial. Mas, obviamente que se prevê um mercado de combustíveis ainda melhor no próximo ano do que agora em 2009, alinhado com essa nova realidade (projeção de crescimento de 5% do PIB para o próximo ano). Então a nossa expectativa é bastante positiva – disse o presidente da BR.

Lima Neto não quis estimar o quanto! o mercado de derivados crescerá mundialmente este ano, porque isto vai depender do crescimento no quarto trimestre, mas se disse otimista. Em 2008, as vendas nos nove primeiros meses do ano foram de 28,1 bilhões de litros.

– Vamos aguardar o quarto trimestre para fecharmos nossa projeções com mais realidade – disse.

Ao destacar os números dos primeiros sete meses do ano, ele lembrou que a BR Distribuidora alcançou, no mês de julho, novo recorde de vendas ao contabilizar 3,75 bilhões de litros – volume já ultrapassado pelas vendas de outubro, quando a companhia comercializou 3,92 bilhões de litros.

– Outro bom resultado a se comemorar é que até setembro de 2009 a BR obteve 38,6% de participação de mercado contra 35,1% de igual período do ano anterior, ganho de 3,5 pontos percentuais – apontou Lima Neto.

A empresa ressaltou que o crescimento acontece em um momento de demanda apertada, com alta de vendas do mercado global de apenas 0,7% de janeiro a setembro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram