Mercado

Alta do etanol turbinou o consumo de gasolina

A disparada dos preços do etanol hidratado nos postos de combustíveis brasileiros fez o consumo de gasolina crescer 20% na última semana, informou ontem o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).

De acordo com o presidente da entidade, Alísio Vaz, a forte migração do consumo de etanol para gasolina provocou gargalos logísticos que têm levado à falta momentânea do derivado de petróleo em alguns postos no País.

“Como são produtos com logísticas distintas, e o aumento no consumo da gasolina foi muito rápido e forte, as distribuidoras não estão conseguindo levar gasolina em tempo hábil a todos os postos”, disse Vaz. Ele fez questão de ressaltar que não há falta de gasolina, apenas dificuldades no transporte e distribuição do combustível para alguns postos. “O aumento no consumo foi muito forte, equivalente a mais de 100 milhões de litros de gasolina por semana”. A situação, segundo ele, deverá estar normalizada em uma semana.

Na cidade de São Paulo, principal centro consumidor de etanol no País, o abastecimento estava praticamente normal até ontem. O sindicato recebeu uma única reclamação na sexta-feira, de um posto localizado na zona Sul da cidade. “Não está faltando gasolina, porque é um caso ou outro, principalmente em postos de bandeira branca”, afirmou o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Estado de São Paulo, José Alberto Paiva Gouveia.

Antes da escalada dos preços, a partir de novembro de 2010, os postos de combustíveis da capital paulista vendiam em média 60% de etanol hidratado e 40% de gasolina. Hoje, segundo Gouveia, essa proporção está ao redor de 10% de etanol e 90% de gasolina.

Banner Revistas Mobile