JornalCana

Alta do açúcar no mercado internacional valoriza a matéria-prima

Ao se manter essa tendência de 15% de alta do açúcar no mercado internacional, os preços devem refletir positivamente no que é pago ao produtor.

José Inácio de Morais, presidente da Asplan – Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, acredita que a alta de 15% no preço do açúcar no mercado internacional anima os produtores que começam a vislumbrar a possibilidade de reajuste nos preços que estão bastante defasados. “Os preços da cana-de-açúcar caíram quase 30% na safra 2003/2004 em relação a safra anterior. Hoje, o que é pago ao produtor mal cobre as despesas que ele tem com sua produção e notícias como essa estimulam o fornecedor de cana que começa a ter perspectivas mais otimistas”, argumenta.

Segundo a assessoria de imprensa da Asplan, hoje, uma tonelada de cana padrão, com 129,36 de ATR médio, na Paraíba, está sendo comercializada por R$ 28,43.

Inácio acredita que essa tendência de alta no preço do açúcar deve permanecer, principalmente em função da quebra de 25% na safra da Índia, que deve impulsionar as vendas do açúcar brasileiro no mercado internacional. “A Índia é um importante concorrente brasileiro e um grande consumidor de açúcar. Com essa redução em sua safra, o Brasil deve responder pela maior parte dessa demanda e isso contribuirá com a volta a normalidade dos preços”, afirma o presidente da Asplan. (Colaboração: Assessoria de Imprensa da Asplan)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram