JornalCana

Alta do açúcar deve acabar em 2010 com recuperação da Índia

A produção de açúcar da Índia deverá se recuperar no ano que vem, uma vez que os preços recordes induzirão os produtores a plantar mais cana-de-açúcar, encerrando uma alta gerada pelo déficit que fez com que a commodity alcançasse sua maior cotação dos últimos 28 anos, segundo Prakash Naiknavare, diretor executivo da Maharashtra State Cooperative Sugar Factories Federation Ltd.

“Os produtores estão voltando à cana-de-açúcar porque estão conseguindo bons preços”, disse Naiknavare. “A alta causada pelo déficit poderá acabar dentro de menos de um ano.”

A produção indiana de açúcar deverá saltar até 52%, para 25 milhões de toneladas, no ano-safra 2010-11, em relação aos 16,5 milhões do período 2009-10, segundo Naiknavare.

O açúcar disparou 86% este ano, puxado pelo receio de que a quebra da oferta mundial poderá se prolongar pelo segundo ano consecutivo, em vista do comprometimen! to das plantações de cana causado pela seca na Índia, o segundo maior produtor mundial de açúcar, ao mesmo tempo em que um excesso de chuvas retarda a colheita do Brasil, o maior do mundo. A demanda mundial vai ultrapassar a produção em até 5 milhões de toneladas no período de um ano a encerrar-se em setembro de 2010, disse a Organização Internacional do Açúcar (OIA).

Em Vashi, o maior mercado atacadista da Índia, o açúcar deu um salto de 6,3% ontem, para o recorde de 3.082,80 rupias por 100 quilos. Os preços subiram 62% este ano.

As chuvas de monção, a principal fonte de irrigação dos 235 milhões de produtores rurais do país, deverão ser este ano as menos abundantes dos últimos cinco anos. As precipitações da temporada junho-setembro corresponderão a 87% da média dos últimos 50 anos, em comparação com a proporção de 93 por cento prevista em junho, disse o Departamento de Meteorologia da Índia.

“O que estamos colhendo agora foi plantado 15 meses atrás, quando o! s preços da cana estavam desestimulantes”, disse Naiknavare. “Os agricultores migraram para outras safras e esse é o motivo do déficit.”

A produção total de açúcar da Índia deverá cair 45%, para 14,5 milhões de toneladas neste ano-safra que se encerra no próximo dia 30 de setembro.

As importações indianas de açúcar não-refinado no ano a iniciar-se a 1º de outubro deverão totalizar pelo menos 5 milhões de toneladas, o dobro do volume adquirido este ano, disse ele. Os números se equiparam à previsão da empresa de pesquisa Sucres & Denrées.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram