JornalCana

ALL vai testar combustível ecológico

No primeiro semestre de 2004, a América Latina Logística (ALL) vai testar o desempenho do biodiesel em três locomotivas no Paraná. Os resultados serão comparados com os de outras três locomotivas que usarão diesel comum. Testes de laboratório feitos pela ALL neste ano mostraram que o biodiesel a base de óleo de soja e álcool etílico não interfere no funcionamento dos motores, além de reduzir a emissão de poluentes em 20%.

Os testes foram feitos em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel), da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o coordenador do projeto na ALL, Antônio Tomasi Filho, os resultados foram bastante satisfatórios, mantendo potência, consumo e temperatura do diesel comum. ‘Agora vamos fazer o teste em campo para verificar se há condições do biocombustível ser utilizado na nossa operação’, explicou. O combustível utilizado foi na proporção de 20% de óleo de soja e álcool etílico no diesel. (B20).

No ano que vem, a ALL vai realizar os testes em parceria com o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar). Se o biodiesel for aprovado, a empresa estima que dos 150 milhões de litros de combustível consumidos anualmente, 35 milhões serão do combustível ecológico.

O Ladetel já fez experiências com 11 variedades de óleos vegetais: soja, amendoim, girassol, algodão, milho, canola, mamona, pequi, macaúba, babaçu e dendê. ‘Pelas informações que recebemos, o tipo de oleaginosa não afetaria a qualidade e o desempenho do combustível’, disse Tomasi Filho. No Tecpar também há um centro especializado na pesquisa do biodiesel, implantado através de parceria do governos estadual e federal.

A ALL ainda não estimou se haverá redução de custos com a nova tecnologia. A empresa será a primeira do ramo ferroviário do Brasil, e segunda no mundo, a utilizar o biodiesel. A ALL é a maior empresa de logística da América Latina, com frota de cerca de 3 mil veículos entre próprios e agregados, 15 mil quilômetros de vias férreas só no Brasil (Região Sul do Brasil e sul de São Paulo).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram