JornalCana

ALL e Cosan fecham parceria para primeiro transporte ferroviário de álcool

A ALL – América Latina Logística, maior operadora de logística da América Latina, fechou parceria com a COSAN para o transporte inédito de álcool via ferrovia com destino ao porto de Santos.

A operação faz parte de um projeto piloto que compreende o transporte de 3,6 milhões de litros de etanol de Bauru diretamente para o Terminal Exportador de Álcool de Santos (TEAS), no Porto de Santos, onde segue para exportação. Serão utilizados 15 vagões-tanque, com capacidade de 60m3 a 100m3 cada. O contrato possibilitará à ALL participar do fluxo de exportação de etanol da COSAN numa operação pioneira em Santos.

“O projeto tem uma importância significativa para a ALL, tanto pela inovação, quanto pela oportunidade de diversificar nossa matriz de transporte para Santos. Participar do mercado de exportação de álcool traz para a companhia boas perspectivas de incremento de resultado no médio prazo”, revela o superintendente de Líquidos da ALL, Eduardo Fares.

Para a COSAN, o projeto de transporte ferroviário viabilizado em parceria com a ALL possibilita ganhos de competitividade e representa uma nova alternativa para o escoamento do etanol destinado a exportação. “A parceria com a ALL abre as portas para o desenvolvimento de uma nova modalidade de transporte para o álcool exportado através do Porto de Santos. O aumento na demanda externa tem gerado crescentes gargalos na infra-estrutura de logística de exportação de etanol, sendo que projetos pioneiros e inovadores como este certamente geram grande valor para o setor”, afirma o diretor de logística integrada da COSAN, Carlos Martins

Sobre a ALL

Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e na regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.060 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga. Atua como operadora logística para clientes dos segmentos agrícola e industrial em operações ferroviárias, rodoviárias dedicadas e intermodais.

Sobre a Cosan

A COSAN é a maior produtora e processadora de cana-de-açúcar do mundo. Possuí 18 unidades produtoras em São Paulo, três em construção no estado de Goiás, duas refinarias, dois terminais portuários (um de etanol e um de açúcar) e a rede Esso, com mais de 1500 postos de revenda de combustíveis em 20 estados brasileiros. A companhia é o maior grupo sucroalcooleiro individual do País e ocupa também lugar de destaque no cenário internacional. É a maior produtora e processadora de cana-de-açúcar do mundo; terceira maior produtora de açúcar, segunda maior produtora de álcool e maior exportadora mundial de álcool.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram