Sinatub

Algoritmos Inteligentes atuam na vazão de embebição da cana em tempo real

Software de otimização foi dos destaques apresentados durante o 21º Sinatub Internacional

Algoritmos Inteligentes atuam na vazão de embebição da cana em tempo real

A utilização de algoritmos inteligentes capazes de controlar a vazão de embebição da cana-de-açúcar em tempo real, foi uma das possibilidades apresentada durante o 21º Sinatub Internacional, pelo Engenheiro Químico da Soteica, Bruno Oliveira, através da utilização do S-PAA, o único software de Otimização em Tempo Real (RTO) do mundo, que vem revolucionando a indústria 4.0 no setor bioenergético.

“Diferente de um controle convencional, o S-PAA, atua sobre a camada de controle da planta e define os setpoints conforme a necessidade, buscando atingir aquele máximo limite operacional que, obviamente, o operador não tem como fazer isso todo momento, 24 horas por dia”, informou Oliveira.

LEIA MAIS >Crescimento exponencial na moagem de cana: DATAGRO destaca forte desempenho no Centro-Sul do Brasil

“Com relação a embebição e extração da moenda existe uma série de gama de produtos, entre aspas, que a gente tem dentro do S-PAA, que podem ser implementados nas usinas. Existem aquelas que já têm uma triangulação de moenda bem-feita, já tem esse cálculo pronto e a gente pode utilizar desse cálculo. Tem outros clientes que a gente vai ter de traduzir essa triangulação que ele tem para o nosso sistema, e eventualmente durante a safra com o desgaste da moenda, com ajustes que você vai fazendo, a gente vai adequando essa curva, para atuar na vazão de embebição em tempo real”, explicou.

Confira no vídeo abaixo as demais implicações e aplicações do S-PAA na embebição e extração da moenda.

Banner Revistas Mobile