Mercado

Alerta de chuvas fortes para hoje; baixa ensolação afeta produtividade da cana

Um aviso especial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta para ocorrência de chuvas fortes com trovoadas e rajadas de vento ocasionais na região Sul, em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, oeste e meio-oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná. Segundo o Inmet, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva em todo o país nesta sexta-feira, 11 de março. Para o pesquisador Maximiliano Salles Scarpari do IAC, a baixa ensolação da área atrapalha o desenvolvimento da cana porque a falta de sol impede a fotossíntese correta e isso afeta a produtividade.

Somente na região de Ribeirão Preto, segundo especialistas, no período de final de fevereiro a início de março choveu com muita intensidade. Fevereiro, choveu nos três dias finais, mas março está chovendo muito acima da média histórica da região, o que provoca atraso do início da moagem de cana e pode provocar perdas, como o apodrecimento do sistema radicular, caso a cana fique submersa.

Para o fornecedor de cana, Luiz Carlos Dalben, da Agrícola Rio Claro, de Lençóis Paulista (SP), que sofreu no início do ano com alagamento de parte de suas áreas, uma cana pequena, morre em 20 dias com chuva ininterrupta. “Para você ter idéia do estrago na nossa região, na época perdemos cana de 1 metro e meio de altura com a chuva ininterrupta”, comenta.

Segundo Dalben, de dezembro a março o canavial cresce em torno de 70%, mas se não tiver uma estiagem, não cresce mais porque não suporta água em excesso e pouca luminosidade.

Banner Revistas Mobile