JornalCana

Álcool vendido no País tem alto teor de água

O teor de água e a elevada condutividade elétrica são os principais fatores presentes no álcool adulterado que prejudicam os componentes de um veículo. Este é o resultado do estudo apresentado pela Robert Bosch América Latina, no Congresso SAE 2005.

Para determinar quais as característiscas do combustível encontrado nos postos do País, a Bosch colheu amostras de álcool em diferentes cidades do território paulista. Todas passaram por testes de teor alcoólico, PH, condutividade elétrica, e presença de cloretos, sulfatos e sódio e resíduos, informa a Bosch.

As principais não-conformidades encontradas foram muita água e limites de condutividade elétrica acima do normal.

Testes

A partir destes dados, a equipe da Bosch preparou combustíveis com as mesmas características dos adulterados, para testá-los em um veículo com motor 2.0, 8 válvulas, com tecnologia Flex Fuel. O carro rodou cerca de 2 mil quilômetros e os resultados mostraram que as discrepâncias de teor de água e condutividade elétrica causam redução da vida útil da bomba e do filtro de combustível, bem como de outros componentes que ficam na sequência do fluxo do combustível.

Dificuldade na partida do veículo, consumo elevado, perda de desempenho e aumento da poluição também foram observados durante os ensaios. Com os combustíveis mais agressivos, no qual o teor de água chegou a 30% da mistura, constatou-se não ser possível dar partida a frio. Com 22%, o motor apresentou um ruído incomum e ainda houve presença de água no óleo do motor.

Nosso objetivo foi identificar as características dos combustíveis encontrados em campo que mais afetam os veículos. A partir disso, temos atuado junto às montadoras para buscar informar melhor os usuários e oficinas. Além de também ajudar no tratamento das questões de qualidade junto ao mercado e órgãos compententes, afirma o vice-presidente da Unidade de Sistemas a Gasolina da Robert Bosch América Latina, Besaliel Botelho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram