JornalCana

Álcool sobe, movido a apagão aéreo

As distribuidoras de combustíveis estão aproveitando o apagão aéreo e as viagens de fim de ano para reajustar em 20% o preço do álcool. A denúncia foi feita ontem pela presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro), regional de Sorocaba, Ivanilde Vieira. O reajuste do álcool combustível já começou a ser repassado ao consumidor nas bombas.

Ivanilde classificou a medida como “extremamente oportunista”. O período favorável às viagens, segundo ela, está sendo usado para elevar o preço do produto que, segundo os produtores e distribuidores, tem estoque suficiente para abastecer o mercado. Ivanilde lastima o fato, principalmente porque ele tem se repetido em períodos importantes do cotidiano do brasileiro.

Ela lembra que, no ano passado, faltou álcool justamente na época do carnaval. Para Ivanilde, além das festas de fim de ano, a crise no setor aeroviário, com grandes atrasos em vôos, também estimulou o aumento do preço, já que as viagens terrestres passaram a ser a melhor opção para quem vai passar o revéillon, ou as férias, longe de casa. “O aumento no preço do álcool acontece desde a véspera do Natal. O repasse no valor do produto, porém, só teve início nesta semana, quando os estoques findaram”, disse. Para Ivanilde, o reajuste no álcool deverá resultar num aumento do preço da gasolina, que tem 23% de álcool. A presidente do Sincopetro disse que, a cada aumento nos produtos, os postos, que já trabalham com margens apertadas, também têm de repassar imediatamente ao consumidor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram