JornalCana

Álcool: produção incrementa economia do estado de Iowa, nos EUA

A produção de álcool tem tido um impacto significativo na economia do estado norte-americano de Iowa. Nos Estados Unidos o etanol é produzido basicamente a partir do milho.

Um estudo feito pelos economistas Paul Gallagher e Dan Otto, da Universidade Estadual do Iowa, mostra que a indústria de etanol permitirá ao estado recolher mais US$ 16 milhões em impostos por ano e criará mais 5.100 empregos diretos e indiretos. O estado tem 14 usinas em funcionamento e mais nove em construção.

A produção de etanol também se apresenta como uma alternativa de aumento de renda dos produtores já que algumas usinas são comandadas por eles. Segundo o estudo, metade da oferta de álcool do Iowa neste ano será produzida por usinas cujos proprietários são agricultores.

Daryl Haack, diretor da Associação Nacional dos Produtores de Milho dos EUA, estima que hoje as usinas de agricultores estão processando a mesma quantidade de álcool que aquelas das grandes empresas como Cargill e Archer Daniels Midland (ADM). Em pouco tempo os produtores estarão processando 50% mais que os conglomerados. “As usinas têm gerado um bom dividendo para os produtores”, disse Haack.

Com os preços da gasolina nos Estados Unidos em torno de US$ 1,81 por galão, de acordo com a Energy Information Administration (EIA), que fornece tal estatística para o Departamento de Energia dos EUA, a demanda por álcool deve aumentar, acredita Haack. Além da questão do preço, em alguns estados, como a Califórnia, já é obrigatória a mistura de álcool com gasolina para reduzir as emissões de poluentes na atmosfera.

O Iowa é o maior produtor de etanol dos Estados Unidos, com oferta estimada em 1,335 bilhão de galões por ano. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram