JornalCana

Álcool ou etanol? ANP quer definir nomenclatura

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis deflagrou um processo de Consulta Pública de 30 dias, que vigora até 2 de março, que indica à substituição, no médio prazo, das palavras Álcool Combustível por Etanol, nos postos brasileiros de combustíveis. A resolução 01/2009 será seguida de uma Audiência Pública, marcada para o 6 de março, às 14h, no escritório central da ANP, no Rio de Janeiro.

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) elogiou a decisão da ANP, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (30). A entidade que defende os interesses dos produtores do combustível concorda com argumentos citados na resolução da ANP como motivos para o início deste processo.

Entre os pontos fundamentais da resolução, segundo a Unica, está o interesse do País em incrementar a participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional, promover os produtos no mercado internacional e uniformizar a nomenclatura brasileira, como a utilizada mundialmente.

Se aprovada, a resolução estabelecerá que o álcool etílico também poderá ser chamado, para efeito de regulamentação da ANP, de etanol. Isto permitirá que os postos de combustíveis passem a exibir a palavra Etanol juntamente com a denominação atual do combustível, Álcool Comum, que aparece hoje nas bombas.

A Consulta Pública da ANP receberá manifestações pelo e-mail nomenclatura_etanol@anp.com.br até 2 de março. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.anp.gov.br/conheca/audiencias_publicas.asp

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram