JornalCana

Álcool leva Lula à América Central

O conhecimento brasileiro na área de biocombustível será levado na próxima semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos governos do México, Honduras, Nicarágua, Jamaica e Panamá. As informações são da Agência Brasil.

Entre os dias 5 e 10 de agosto, Lula fará uma viagem a esses países, devendo estabelecer acordos de cooperação não apenas no setor energético, mas também nas áreas de saúde, agricultura e desenvolvimento social.

Essa visita tem um viés político, naturalmente, mas também quer levar o estreitamento das nossas relações com todos esses países no campo comercial, da cooperação energética e no campo mais vasto da cooperação para o desenvolvimento em todos os níveis, disse o diretor do Departamento do México, da América Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Gonçalo Mourão.

Ele ressaltou que essa é a primeira visita de um presidente brasileiro à Nicarágua, Honduras e Jamaica. A viagem, segundo o embaixador, atende a uma inquietação dos países de aproximação com o Brasil.

Desde o começo do primeiro mandato do presidente Lula, já recebemos praticamente a visita de todos os presidentes desses países. Uma grande quantidade de visitas ministeriais veio aqui e nossas foram lá. Nesses últimos cinco anos, praticamente quadruplicamos o nosso nível de comércio com esses países.

Um grupo de cerca de 50 empresários brasileiros acompanhará o presidente durante a viagem. Em todos os países haverá eventos empresariais e seminários, dos quais o presidente participará de alguma forma, seja na abertura ou no encerramento, explicou o diretor do Departamento de Promoção Comercial do ministério, ministro Henrique Sardinha

De acordo com ele, as empresas brasileiras estão interessadas em investimentos principalmente na área de infra-estrutura e de biocombustível. As grandes construtoras, por exemplo, têm interesse em participar das licitações para ampliação do Canal do Panamá. Algumas delas já estão associadas entre si ou com empresas estrangeiras. Entre as empresas que enviarão representantes, segundo Sardinha, estão Ocean Air, Brasif, Norbeto Odebrecht, Andrade Gutiérrez, além de estatais, como Petrobras, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Nem todos os empresários acompanharão o presidente Lula durante toda a viagem. Há um núcleo que vai acompanhar o presidente em todos os cinco países, em torno de 25 empresários, disse Sardinha

Além do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, está confirmada a ida do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram