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Álcool ganha maior importância no mercado internacional

O álcool está ganhando maior espaço no mercado internacional. Países asiáticos – como Índia e Tailândia -, além da Austrália e Estados Unidos, estão efetivando os programas de mistura do produto à gasolina, a exemplo do que já acontece no Brasil. “O álcool já é uma realidade no mercado internacional”, diz Luiz Carlos Corrêa Carvalho, consultor da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica).

Com uma produção mundial entre 33 bilhões e 35 bilhões de litros, apenas 3,5 bilhões de litros é comercializado no mercado externo.

Para Lindsay Jolly, economista da Organização Internacional do Açúcar (OIA), que participou ontem do Encontro Internacional de Países Latino-Americanos Produtores de Açúcar, em São Paulo, o produto ainda deve demorar de dois a três para interferir nos preços internacionais do açúcar. “O mercado para o álcool está apenas começando. Mas já podemos ver as iniciativas na Europa e Ásia”, diz o representante da OIA.

Assim como o açúcar, o mercado de álcool – mesmo incipiente – é protegido, diz Pedro de Camargo Neto, secretário de Política e Comercialização do Ministério da Agricultura. Nos EUA, por exemplo, há tarifas altas para a entrada do produto naquele país, o que inviabiliza a importação. “A entrada do álcool brasileiro nos EUA se dá via Caribe”, diz.

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