JornalCana

Álcool e açúcar aceleram prévia do IGP-M

Pressionada pelo reajuste de colégios e produtos no atacado (especialmente açúcar e álcool), a segunda prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de janeiro registrou inflação de 0,82%. Em igual período de dezembro, a taxa havia sido negativa em 0,06%, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas).

Puxado também pela alta dos preços industriais no mercado atacadista, o IPA (Índice de Preços por Atacado) passou de uma deflação de 0,30% na segunda parcial de dezembro para uma alta de 1,03% na parcial de janeiro.

No atacado, as altas de destaque ficaram com soja (6,19%) e cana-de-açúcar (3,63%), que levaram o indicador dos preços agrícolas a saltar de uma deflação de 0,03% em dezembro para a taxa positiva de 2,10% na parcial de janeiro.

Os produtos industriais, por sua vez, subiram em média 0,69%, depois de terem registrado queda de 0,39%. A pressão veio de óleo combustível (alta de 7,7%), álcool combustível (4,63%) e açúcar cristal (18,26%) -ambos sob influência da entressafra da lavoura de cana, que motivou até a entrada do governo nas discussões sobre o preço do álcool.

Com aumento de 1,35% do grupo educação, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) ficou em 0,55% na prévia de janeiro, 0,15 ponto percentual a mais do que a taxa do mesmo período de dezembro (0,40%). O grupo educação teve alta de 0,35% em dezembro. A maior parte dos aumentos, no entanto, será apurada no índice de fevereiro. Só os preços do vestuário tiveram queda (de 0,13%) na prévia de janeiro, reflexo das promoções após o Natal.

No varejo, as maiores contribuições positivas para o IPC vieram dos alimentos, como batata (23,16%), cenoura (32,80%) e papaia (14,98). O álcool, com aumento de 7,35%, e a gasolina (1,02%) também estão na lista dos principais impactos no IPC.

Na outra ponta, as quedas de bovinos, tomate, leite e suínos no atacado puxaram o IPA para baixo. No varejo, as contribuições negativas vieram de tomate, tarifa de energia, leite e carne moída.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram