JornalCana

Álcool combustível aproxima Paraguai do Brasil

O Paraguai pode importar de 5 a 10 milhões de litros de álcool do Brasil até o final do ano. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Paraguai, Reinaldo Abbate, depois de conhecer as instalações da Companhia Energética Santa Elisa – CESE, onde acompanhou o Cônsul Geral do Paraguai em São Paulo, Gerônimo Narváez Torres, na última sexta-feira. O volume, segundo Abbate, vai permitir que a mistura de álcool na gasolina se mantenha em 12%. A produção paraguaia de álcool é de 25 milhões de litros/ano.

Há um ano e meio, o Paraguai passou a misturar álcool na gasolina e estuda aumentar o percentual para 20% a médio e longo prazo. O governo eleito demonstrou interesse em fomentar o programa do álcool e o vice-presidente, Luiz Alberto Castiglioni, e o futuro ministro da Agricultura, Antonio Ibañes, devem visitar a CESE em breve. Segundo Torres, a visita deve ocorrer ainda antes da posse, em 15 de agosto.

“É um passo importante para o Paraguai e também para a Colômbia, que aprovou recentemente legislação de adição de 10% de álcool à gasolina, e para outros países da América do Sul que caminham na mesma direção”, analisou Maurílio Biagi Filho, conselheiro da CESE e da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – UNICA.

Biagi ressaltou que a aproximação de vários países em busca de álcool e tecnologia de produção é fruto da importância que o Governo brasileiro vem dispensando ao assunto nas relações internacionais. “Neste aspecto, o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, tem se mostrado muito empenhado em fazer com que nossos vizinhos, como Paraguai, Colômbia, Venezuela, Uruguai e principalmente Argentina, implementem programas de álcool”, conclui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram