Mercado

Álcool cai 10% nas usinas, mas apenas 4% nos postos do PR

A queda no preço do álcool nas usinas permanece longe de chegar integralmente ao consumidor maringaense. No mês de janeiro, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a queda do preço do álcool registrado nas usinas foi de 10,37%.

No mesmo período, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio pago na bomba pelo motorista maringaense caiu aproximadamente 4%. A Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar) aprofunda a comparação e mostra que, de janeiro de 2006 a janeiro de 2008, o percentual de redução nas usinas foi o dobro do registrado nas bombas.

“A comparação de preços entre janeiro de 2006 e janeiro de 2008 mostra uma redução de preços de 32,67% nas usinas. Já nos postos, de acordo com a ANP, a redução do preço ao consumidor foi de 15,45%”, diz o superintendente da Alcopar, José Adriano da Silva Dias.

Com base nos levantamentos de preços da ANP, Dias apresenta outra distorção. “Em janeiro de 2006, segundo a ANP, a margem média de lucro dos postos era de R$ 0,195 por litro. Agora, os postos estão ganhando cerca de R$ 0,36 por litro. O aumento é de 84,62%, mas o motivo que fez os postos quase dobrarem a margem não sabemos”, considera.

Atípico

A queda nos preços nas usinas no período da entressafra da cana-de-açúcar, quando normalmente ocorrem altas, é explicado pelos altos estoques do combustível nas usinas e pela ampliação do prazo de moagem da cana, proporcionado pelo clima favorável.

Já para os próximos meses, a expectativa da Alcopar é que o preço se estabilize. “Os valores de comercialização acompanham a demanda e a oferta do produto, e a perspectiva atual é que os preços se estabilizem”, afirma Dias. (Murilo Gatti)

Banner Evento Mobile